Projetos do Estado conectados aos municípios são referência em desenvolvimento no país

Método e qualidade em atendimento são reconhecidos como de excelência no Brasil e por instituições internacionais

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aponta o trabalho da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), e do Paranacidade, como referência para o país e o exterior. A afirmação foi feita por representantes da entidade ao secretário Augustinho Zucchi, que em encontro recente, comunicou a visão na 164ª reunião ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade.

Esse relação do Estado com a instituição internacional, é de longa data e ajuda a financiar programas de infraestrutura urbana, contratação de projetos executivos, novas moradias, inovações administrativas e controle fiscal.
Desde 1996 há três grandes projetos em andamento, o Paraná Urbano I, Paraná Urbano II e Paraná Urbano III – esse último, até 2024.

De acordo com os executivos do BID, o método e a qualidade de atendimento do Paraná são reconhecidos como de excelência no Brasil e por instituições internacionais. Além disso, servem de modelo em outros processos de transferência de recursos que viabilizam obras nos municípios.

A superintendente executiva do órgão, Camila Mileke Scucato, destacou a atuação da empresa na execução de projetos de apoio ao desenvolvimento urbano, e a importância da aplicação de recursos em obras e serviços aos 399 municípios do Paraná, via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou pelo Programa de Transferência Voluntária da secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

“Nenhum município fica para trás no Paraná, todos avançam de maneira harmônica em direção ao progresso e autonomia”, enfatizou Camila. “Nosso trabalho permite identificar as principais demandas das cidades e agir de maneira cirúrgica, sempre de olho na geração de empregos, no bem-estar social e na Agenda 2030”.

O advogado Rafael Mansani, e o economista Fabio Anderson Miguel, ambos do Paranacidade, apresentaram itens do Plano de Ação Estratégica e as alterações e inovações promovidas na administração e nos processos de atendimento, política de governança, comunicação com os clientes, mapeamento de processos e procedimentos, construção do Portal de Recursos Humanos, desenvolvimento de nova política de recursos humanos e nos procedimentos de operacionalização do SFM, novos contratos e liberações.

Foram apresentadas, ainda, ações estratégicas de revisão e melhoria permanente do Portal de Transparência e do Portal dos Municípios, e o engajamento da empresa com as propostas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, dentro desse mesmo escopo, foram aprovados o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2021 e o Plano de Ação Estratégica para 2022.

Paraná Urbana III

O Paraná Urbano III envolve financiamento de US$ 118,3 milhões. As intervenções estão divididas em dois núcleos e preveem investimentos na modernização das gestões municipais (atualização de bases cartográficas, aperfeiçoamento de riscos operacionais, revisão de critérios econômicos, equipamentos de informática e capacitação para servidores) e infraestrutura básica (pavimentação com sistema de drenagem, calçadas, acessibilidade, transporte urbano, parques, ciclovias, centros esportivos, galpões industriais e unidades básicas de saúde).

Posse

A reunião, presidida pelo secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, também empossou novos integrantes do Conselho Administrativo: os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza, e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise da Costa e Silva Garnica; além da recondução do representante da Federação da Indústrias do Paraná (FIEP), Virgilio Moreira Filho.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail