Prouni oferece 10,5 mil bolsas em universidades privadas no Paraná

As inscrições encerram hoje (16)

A segunda edição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2021 oferece, no Paraná, 10.504 bolsas de estudos em universidades privadas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o estado é o quarto do país com o maior número de benefícios disponíveis.
As inscrições estão abertas até hoje (16), pelo site oficial do programa.
As vagas são divididas entre descontos integrais ou parciais do valor da mensalidade em instituições particulares de ensino. No Paraná, são 3.925 bolsas com desconto integral e outras 6.579 bolsas parciais. O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

Segunda edição

Esta é a segunda edição do programa neste ano e a primeira vez que os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 poderão usar suas notas para tentar uma bolsa.
Na primeira edição deste ano, para o primeiro semestre de 2021, foram considerados excepcionalmente os resultados do Enem de 2019, uma vez que o Enem 2020 teve datas adiadas por conta dos impactos da pandemia de coronavírus.

Requisitos

O Prouni exige que os estudantes tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de médias das notas. Estudantes que tiraram zero na redação não poderão participar.
Além disso, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que com bolsa integral da instituição; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Exceto no caso de professores, o candidato não pode ter curso superior.
O programa também estabelece um critério de renda, o qual determina: para bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo; para bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Lista de espera

Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 17 e 18 de agosto.
A lista de espera estará disponível para consulta em 20 de agosto.