Quedas do Iguaçu recebe a certificação do Susaf-PR

Com a aprovação do sistema unificado de segurança alimentar, as agroindústrias do município agora terão permissão para vender seus produtos em todo o estado

Após um longo período de adequações nos sistemas de inspeção municipal, o município de Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná, conquistou a chancela do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR). O trabalho, que teve início em julho de 2021, contou com a parceria do Sebrae/PR, por meio do Programa Cidade Empreendedora, que ofereceu consultorias e acompanhou o setor de inspeção municipal, indicando melhorias e orientando o caminho para a obtenção do Susaf-PR.

O processo de obtenção do selo envolveu encaminhar as adequações para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e realizar capacitação dos representantes do município junto aos produtores e pequenos empresários. O Susaf-PR permite a livre comercialização de produtos coloniais em todo o estado, com enfoque na agricultura familiar e de pequeno porte.

Com o selo do Susaf-PR, os produtores de Quedas do Iguaçu terão a oportunidade de expandir seus mercados, pois poderão comercializar seus produtos em todo o estado. Essa conquista é considerada muito importante para o desenvolvimento do município, pois abre novas possibilidades para os empreendedores locais.

Para aderir ao Susaf-PR, o município precisou adequar seu sistema de inspeção municipal de acordo com os critérios estabelecidos pela Adapar. Foi necessário implantar um serviço de inspeção, criar legislação e documentos adequados e seguir as normas do país que regem os serviços de inspeção. O município teve que comprovar todas as etapas e, a partir disso, foi autorizado a inspecionar e orientar agroindústrias para garantir a segurança e qualidade dos alimentos e permitir a comercialização em todo o estado.

A conquista do Susaf-PR é vista como uma oportunidade de crescimento para as agroindústrias locais, que poderão atender a um público maior e gerar mais empregos e renda para o município. Os produtores rurais e empresários agora têm a segurança de que seus produtos possuem qualidade suficiente para serem comercializados em todo o estado, o que abre portas para novas oportunidades comerciais.

O município de Quedas do Iguaçu se junta a outros 29 municípios paranaenses que já possuem a chancela do Susaf-PR. Esse programa, criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, tem como objetivo apoiar a agroindústria familiar e de pequeno porte, exigindo o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O Susaf-PR envolve ações de inspeção sanitária e fiscalização, que podem ser realizadas pelo município ou por um consórcio de municípios, e é gerido por um conselho gestor e uma câmara técnica.