Saiba como manter a segurança em cartões de pagamento por aproximação

A tecnologia tem possibilitado cada vez mais agilidade e praticidade para as nossas funções do dia a dia. Na hora dos pagamentos, a novidade da vez são os cartões com contactless, que estão sendo ampliados no Brasil e chamam atenção por permitirem a realização de pagamentos por aproximação, sem a necessidade de inserir senhas.

Pagar a conta sem ter a preocupação de lembrar e digitar a senha é um costume que veio para ficar, ainda mais neste período de pandemia. A nova tecnologia já disponibiliza cartões de débito, crédito e cartões pré-pagos, podendo ser utilizada, inclusive, através de smartphones, relógios e pulseiras.

Mas, fique atento porque essa nova opção de pagamento pode ser uma porta aberta para golpistas que se aproveitam da tecnologia para faturar em cima de pessoas desatentas.

Se por um lado esse sistema facilita a vida dos consumidores, por outro pode gerar riscos e os usuários podem cair em golpes justamente pela facilidade com que o cartão realiza transações.

Principais questões

– O valor máximo para esta operação: Claudia Silvano, chefe do Procon (PR), explica que as pessoas devem estar atentas ao valor máximo permitido para esta operação, que são variados conforme cada cartão.

– O banco informa sobre o sistema de aproximação:  É preciso saber se o seu cartão tem o símbolo de aproximação – ele é semelhante a um ícone de “wi-fi”. Em caso de dúvida, pergunte ao seu banco.

– Como funciona a operação para ser efetuado o pagamento:  Geralmente quando o cartão é aproximado da máquina. E isso pode acontecer no ônibus, ao aproximada o cartão da sua bolsa ou do seu bolso.

Dicas de cuidados ao usar a tecnologia contactless

Existem algumas práticas que podem evitar e reforçar ainda mais esses cuidados. A seguir veja três dicas que podem ser realizadas com facilidade durante a rotina de quem possui um cartão com tecnologia contactless:

– Deixe o cartão desabilitado pelo próprio app do banco;

– Tenha um acessório especializado para proteção, como carteiras adaptadas para esse tipo de tecnologia ou cases que também servem para bloquear o sinal do cartão;

– Use uma tarja metálica na carteira, junto com o cartão – ele bloqueia o sinal da maquineta, impedindo a realização de transações.