“Sebrae dinamiza negócios através da união de ideias e investidores”, relata Osvaldo César

Com um Mapeamento de Ecossistema, Sebrae consolida a título recebido pelo Paraná de Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio de 2021

Fortalecer o ecossistema agro e entregar à sociedade, de forma fundamentada, um material completo para balizar as próximas ações em prol desse objetivo, foi o que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Paraná realizou durante o Show Rural Coopavel 2022. O evento iniciou na segunda-feira (7) e finalizou na tarde de ontem (11).

Apresentando um Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Agronegócio de Cascavel, a entidade compilou diversas pesquisas e entrevistas realizadas entre agosto e setembro do ano passado, com foco na consolidação da região oeste paranaense como verdadeiro e efetivo Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio, título conquistado em 2021 após intensas análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA).

Em entrevista exclusiva ao Correio do Povo, Osvaldo César Brotto, consultor da Sebrae, revelou detalhes do evento nesses quatro dias. Confira a seguir: 

Correio do Povo – O que é o espaço do Sebrae no Show Rural?

Osvaldo César – Funciona exatamente como uma ponte entre diversos atores do ecossistema: universidades, empresários, investidores e empreendedores. Criamos essa conexão entre a Rede, e isso faz cena do empreendedorismo acontecer.É um lugar onde as pessoas encontram inspiração para começar as novas atividades.

Nesse sentido, o Sebrae oferece orientação, consultoria e uma parede de pessoas que podem dar suporte para os empreendedores começar seus negócios. Na quinta-feira de manhã, por exemplo, estivemos com empreendedores e investidores conversando entre eles, para que os investimentos pudessem acontecer. É um lugar onde novas ideias tenham pessoas para ouvi-las.

Correio do Povo- Qual a importância do Sebrae nesse cenário?

Osvaldo César –Imagine a diferença de empreender em um ambiente em não existe apoio nenhum, comparado com empreender em uma incubadora, com linha de crédito e alguém que possa dar orientação. A probabilidade de sucesso no ambiente como esse é muito maior!

Um bom exemplo é a  Manfing: nós recebemos essa Starp que iniciou há exatamente três anos, aqui no Show Rural. Eles não tinham ideia, nem produto. Começaram, buscaram apoio aqui e hoje possuem alguns dos maiores clientes do Brasil, com faturamento na casa de milhões de reais. Receberam quatro rodadas de investimento pode-se considerar uma empresa de sucesso.

Leandro Volanick – Como CTO eCo-Fundador da Manfing, ressalto que temos muito carinho por esse espaço, qual somos fruto. Nossa empresa hoje auxilia na previsão de vendas assertivas para outras. Por conhecer o padrão de consumo e comportamento dos clientes, nós analisamos os dados de vendas e variáveis de mercado. Com isso, a empresa fideliza e atendede modo personalizado cada cliente que possui.

Osvaldo César –O segredo dessa empresa foi conversar e perceber uma necessidade que o mercado tinha e trabalhar arduamente em cima disso. O que o Sebrae fez foi colocar à disposição dela  profissionais para ajudar. Então, quando o Sebrae coloca um espaço como este, numa feira, a gente dinamiza e acelera o movimento de geração de negócios no Estado.

Correio do Povo – Quais são os reflexos disso, mesmo com o término da feira?

Osvaldo César – O principal efeito é que isso não termina aqui. Muito provavelmente depois dessa feira, na semana que vem, as pessoas continuam conversando para iniciar negócios e, na feira do ano que vem, aumentem os produtos, novas possibilidades e assim sucessivamente.

Correio do Povo- O que se pode concluir desta feira de 2022, depois de tanto tempo de pandemia?

Osvaldo César –Em primeiro lugar, agradecer a surpresa. Nós estávamos apreensivos, exatamente por essa questão da Covid-19 e da crise climática, com a seca. Mas por outro lado, entendemos também que existe uma demanda reprimida, onde as pessoas têm uma necessidade de se encontrar com outras. E os negócios continuam acontecendo. Então acreditamos que a conclusão foi de um sucesso muito grande. E tudo indica que daqui para frente será ainda mais!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail