Laboratório Vivan da UFFS marca presença no Show Rural

Demonstração agroflorestal e comercialização de frutas nativas e crioulas são as principais atividades do projeto

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), participou do Show Rural da Coopavel que aconteceu nesta semana em Cascavel. 

Em entrevista ao Correio do Povo, o professor Julian Perez Cassarino, do curso de Agronomia com linha de formação em agroecologia, e coordenador do laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais da universidade, explica o que o espaço vitrine agroecológica trouxe para a feira este ano.

“Pelo laboratório temos duas atividades na vitrine agroecológica no show rural. Um deles é a área demonstrativa de sistemas agroflorestais que consiste em um grupo de produção agroflorestal, que conduzimos pela universidade junto com os estudantes. Demonstramos através deste, que os agricultores podem produzir culturas juntamente com árvores, conservando o ambiente e tendo produção”, ressalta.

E a segunda atividade que foi trazida para o show, é a demonstração e comercialização dos produtos provindos de frutas nativas e crioulas, num projeto implantado há quatro anos, atuando em Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Goioxim e outras cidades da região, explica o professor. 

Produção

Perez enfatiza, que há em torno de 50 famílias, produzindo polpas de frutas nativas, como guabiroba, jerivá, araçá, pitanga, jabuticaba, cereja do mato e butiá. Além das crioulas como goiaba, manga, mexerica e mamão. “Em Laranjeiras temos a parceria com a sorveteria Q-Delícia, os quais revendem os picolés que são produzidos das frutas nativas e crioulas”.

Açaí juçara

Com a produção de açaí juçara, conhecido pelas pessoas apenas como palmito, identifica-se que o fruto dela produz uma polpa idêntica ao açaí, tornando-a uma prima. “Ao fazer-se essa polpa cria-se variações com banana e mel, morango e mel em potes para venda direta. Outro produto bem aceito no Show Rural, está sendo o suco dessas frutas”, ressalta o coordenador.  

Vitrine Agroecológica

A vitrine agroecológica, é o espaço na feira destinado a agricultura orgânica, de agroecologia e segundo dados da própria Coopavel, nas últimas três edições do Show Rural, foi o espaço mais visitado. “A UFFS agradece sempre poder trazer o laboratório de sistemas agroflorestais para o evento”, afirma Perez.

Alunos participantes

O projeto faz parte do currículo dos estudantes da área de Agroecologia da UFFS e a estudante do 4º período de Engenharia de Alimentos da Universidade, Adriana das Chagas,

fala da experiência e de como o projeto funciona.

“Nós desenvolvemos este projeto a partir de frutas nativas e crioulas. Eu participo desde o início do desenvolvimento até a confecção das rotulagens e na venda direta que estamos fazendo na feira. Essas frutas não possuem grande mercado, e há uma grande produção e com a divulgação ajudamos os produtores a terem comercialidade, principalmente a guabiroba, que não é muito comum”, explica.

Frutas desconhecidas

Nos supermercados não se vê essa comercialização. E com o projeto há o desenvolvimento de diversos produtos como picolé de guabiroba, geléias, sorbets, entre outros. A ideia é disponibilizar aos clientes um produto diferente, e que atraia o interesse por ser uma fruta nativa e desconhecida publicamente. 

Complemento de currículo

Adriana complementa dizendo que faz parte do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia da UFFS desde caloura, e com as matérias de Agroecologia, Produção Orgânica, Certificação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural, que já estuda, o projeto agrega muito conhecimento à sua área. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail