Sebrae Paraná visita os 20 municípios da Cantu

O objetivo é promover o desenvolvimento territorial e fomentar o trabalho do CTPN

Com o objetivo de fomentar o trabalho desenvolvido pelo Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN) da Cantuquiriguaçu, o Sebrae Paraná e parceiros locais estão realizando um mutirão de visitas a todas as prefeituras dos 20 municípios do território.

Objetivo da ação

A ação faz parte do calendário do comitê e visa, além de incentivar a participação do poder público, somar forças para o desenvolvimento integrado das cidades.Até o momento, dez cidades foram visitadas pela comitiva formada por representantes do Sebrae Paraná, do CTPN e entidades como Sicoob, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal do Paraná (IFPR), associações comerciais, dentre outras. “Até o final de março, queremos visitar todos os municípios. É uma força-tarefa importante, pois o poder público é essencial para incentivar políticas públicas e fortalecer o ambiente de negócios do território. Com o apoio das prefeituras, o CTPN poderá ter uma atuação ainda mais forte e engajada em prol do desenvolvimento da Cantuquiriguaçu”, explana a consultora do Sebrae Paraná, Elisângela Rosa.

Situação econômica dos municípios

Durante as reuniões, além dos cronogramas do CTPN, também estão sendo apresentados infográficos sobre a situação econômica de cada município e cases de sucesso de outros territórios que se uniram e, a partir disso, obtiveram resultados significativos no que diz respeito à competitividade e crescimento. Com isso, o presidente do CTPN da Cantuquiriguaçu, Reni Felipe, acredita que as reuniões mostram que quando existe ação das entidades, poder público, academia e iniciativa privada, o comitê pode auxiliar na manutenção do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios e evidenciar a força de cada um deles.

“Precisamos nos unir e evidenciar nossas potencialidades para todo o Paraná. O Comitê é uma ponte para que isso aconteça da maneira adequada e sem o apoio e envolvimento do Poder Público, é difícil avançar, pois muitas ações dependem diretamente da promulgação de leis e políticas públicas”, explica Reni.

Incentivo aos municípios

Agora, portanto, com o comitê sendo apresentado, o grupo espera incentivar a participação e inspirar prefeitos e gestores públicos a investirem tempo e recursos nesse movimento. “A dificuldade no início é comum, mas precisamos superá-la para avançar. Percebemos que as prefeituras fazem questão de participar e traçar, em conjunto, uma nova perspectiva para a Cantuquiriguaçu”, completa Reni.

O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitorio Antunes de Paula, recebeu a visita do grupo no final de fevereiro. Segundo ele, foram abordadas questões gerais sobre o desenvolvimento territorial, sempre com foco na sustentabilidade econômica dos municípios.“O trabalho será realizado com ações locais e no território como um todo. Espero, com isso, mais desenvolvimento e fortalecimento de nosso município com a região, visando engajamento e investimentos da iniciativa privada, a fim de potencializar empregos, renda e exploração do turismo local”, afirma o prefeito.

Encontro com prefeitos

Para dar continuidade às discussões e reunir os prefeitos dos municípios do território, já está agendado um encontro na próxima sexta (25), no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul. Para o evento, são esperados representantes das cidades que integram a Cantuquiriguaçu,além de professores, presidentes de associações comerciais e representantes de entidades envolvidas nas pautas do comitê.

O Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN) trabalha em conjunto com os Comitês Gestores Municipais (CGM) a fim de propor ações embasadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e tem três eixos principais de atuação: agronegócio, educação empreendedora e políticas públicas.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail