Sete dicas para manter sua empresa atualizada sem perder a essência

A palavra chave é não ter medo de transformação

Hoje em dia, cada vez mais as empresas, inclusive as pequenas, têm de se adaptar e procurar resolver os problemas dos clientes. Onde há problemas, há oportunidade de negócio, afirmam consultores do Sebrae. E se o atual cenário de incertezas assusta, saiba que esse é mais um motivo para mudar. “Os negócios atualmente são voláteis. O que hoje é certo amanhã já não serve mais para o cliente. O empreendedor precisa estar atento às demandas e ao comportamento do consumidor e não ter medo da transformação”, resumem. 

1. Entenda a relevância do seu negócio

Existe um conceito no mundo dos negócios chamado “miopia em marketing”. A ideia, cunhada nos anos 1960 pelo economista Theodore Levitt, explica o fenômeno que acontece quando a empresa foca apenas em seu produto ou serviço, sem enxergar a real necessidade do mercado. Em outras palavras, tenha sempre em mente que os seus produtos e serviços precisam se manter relevantes para o público. Caso as transformações de mercado indiquem que aquilo que você oferece já não faz sentido, fique atento e aja.

2. Conheça seus diferenciais

“Quem não tem diferencial é igual a todos os outros e não é visto pelo público. Você está fazendo o que todo mundo faz? O que pode ser feito diferente?”, provocam os consultores. Em resumo, para chamar atenção do consumidor é preciso ser notado e se fazer destacar. Isso acontece principalmente pelos diferenciais de sua marca e não pelo tamanho da empresa. Mas lembre-se: não é possível ser bom em tudo. Portanto, conheça bem o que te torna especial e aposte nisso.

3. Profissionalize a gestão

Modernizar o seu pequeno negócio significa se profissionalizar. Ou seja, você precisa de formalização, uma marca, identidade visual, trabalhar o conceito do negócio, ter uma gestão bem capacitada, processos claros, enfim, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para profissionalizar a empresa e para que o cliente perceba isso.

4. Ouça os funcionários, parceiros, fornecedores e clientes

O empreendedor tem de ter a humildade e a habilidade de ouvir o entorno que o cerca. Isso significa entender o que pensam funcionários, parceiros, fornecedores e clientes, para ter uma ideia completa de como o negócio é visto.

5. Repense processos e mude o que for necessário

Observar os processos internos e avaliar o que pode ser melhorado faz parte da modernização empresarial. O mesmo vale para distribuição de tarefas, atualização de produtos e inclusão de novos funcionários. Mude tudo o que for necessário, por menor que pareça. Muitas vezes, são pequenos ajustes (como um novo uniforme para os atendentes, uma atualização da vitrine, um novo layout de loja) que começam a fazer diferença em seu negócio.

6. Crie engajamento

Saiba que todas estas dicas de transformação só funcionam, de fato, se você conseguir engajar toda a empresa neste ideal, onde todos se envolvam.

7. Atenção total ao atendimento

Seja a sua empresa mais inovadora ou mais tradicional, um fator que deve sempre ser pensado é a atenção que o cliente recebe.. Por isso, lembre-se de oferecer em todas as frentes de negócio um atendimento impecável. Afinal, uma empresa conectada aos tempos de hoje sabe que o cliente deve ser bem tratado não apenas no mundo físico mas em todos os canais digitais.

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