Termina nesta semana o prazo de inscrições para o PSS de professores da rede estadual

A inscrição destinada aos professores e professores pedagogos pode ser realizada até quinta-feira (7) pelo site do Instituto Consulplan

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) vai terminar na quinta-feira (7) as 16 horas. Feita pelo site do Instituto Consulplan, que coordena o processo de seleção, as inscrições para professores e professores pedagogos da rede estadual de ensino.

Serão contratados pela secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) profissionais para ministrar as aulas das disciplinas de Ensino Básico e em 12 eixos tecnológicos do ensino Profissional nos colégios, até o ano letivo de 2023. Podem participar os 32 Núcleos Regionais de educação (NRE).

Inscrições

Os interessados podem fazer até duas inscrições, referentes a mesma modalidade de ensino ou modalidade de Ensino Básico e de Ensino Profissional. É permitido se inscrever em só um dos 32 Núcleos Regionais de Educação, em até dois municípios do núcleo, ou se for área, como, por exemplo se for na Educação Profissional.

Na convocação, se não houverem mais candidatos classificados nas listas referentes a um município e tiver vaga, o NRE pode usar a ordem de classificação geral do núcleo, sem contar a localidade de inscrição. Se, por exemplo, não houver mais candidatos classificados na lista do NRE, o núcleo pode usar a ordem de classificação geral do Estado.

Os valores das taxas de inscrição são diferentes para cada candidato, dependendo de sua escolha: para os realizaram apenas uma inscrição o valor é R$ 40 e para os que fizeram duas inscrições o valor é de R$ 60. O pagamento das taxas deve ser realizado até a data de vencimento do boleto bancário.

Etapas

As etapas da seleção compreendem uma prova objetiva, um aprova de títulos e prova prática. Todos com caráter classificatório, valendo pontuação total para o tempo de serviço. As vagas são compreendem 40 horas semanais para os professores e 20 ou 40 horas semanais para professores pedagogos.

Serão duas etapas na prova prática: criação de um plano de aula de acordo com o componente curricular escolhido durante a inscrição, e um videio de 8 a 10 minutos que serão enviados no prazo final das inscrições.

O vídeo serpa avaliado sob alguns critérios únicos referentes as vagas de professor da Educação Especial, pedagogo e das outras áreas. Para os candidatos de Educação Básica e Profissional é pedido que o Plano de Aula seja retratado a aplicação de maneria pratica e clara, simulando uma aula ministrada a alunos. Para os candidatos a vaga de professor pedagogo, é exigido a implementação de ações escolhidas e o destaque do plano de ação.

Datas

No dia 8 de agosto será divulgada a relação provisoria das inscrições. A conta dos locais e demais orientações relacionadas aprova objetiva vão ser divulgados no dia 15 do mesmo mês. Tudo pelo site do Instituto Consulplan.

No dia 21 de agosto será realizada a prova de acordo com as disciplinas e áreas escolhidas. As provas serão aplicadas ao mesmo tempo nos municípios-sede dos NREs. No dia seguinte, será divulgado os gabaritos oficiais preliminares. E a divulgação do resultado provisório vai acontecer em setembro e do resultado final em outubro.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail