Unicentro oferece tratamentos de saúde gratuitos para a população

Dezenas de projetos e serviços beneficiaram milhares de pessoas em Guarapuava e Irati

No campus Cedeteg, em Guarapuava, estão localizadas as Clínicas Escola de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia. No Campus de Irati, a comunidade conta com atendimento das clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia.

Só na Clínica Escola de Fisioterapia (Cefisio) foram mais de 36 mil atendimentos, entre 2017 e 2020, nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia, respiratória, geriatria e gerontologia à pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e à comunidade de docentes, agentes universitários e alunos.
Há 20 anos, a clínica é um espaço de integração entre professores e alunos do curso de Fisioterapia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa, aulas práticas e projetos de extensão, que envolvem atendimentos realizados por professores plantonistas e acadêmicos do 4º e 5º anos.

Órtese e Prótese

Outro destaque entre os serviços de saúde ofertados pela Unicentro é o projeto Órtese e Prótese, que fornece assistência interdisciplinar para portadores de deficiência física há 18 anos. A integralidade de assistência é realizada por meio de acompanhamento médico, de enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, além da avaliação, treinamento e dispensação de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção a fim de reinserir os pacientes na sociedade e no mercado de trabalho.

Assistência Básica e Avançada de Feridas Crônicas

Também na área de enfermagem, nos últimos 12 anos, o projeto Assistência Básica e Avançada de Feridas Crônicas vem atendendo pessoas com ferimentos que não cicatrizam após três meses.

Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo projeto, totalizando mais de 22 mil atendimentos, com feridas que variam de três meses a 57 anos sem fechar.

Fonoaudiologia

Em Irati, a população de toda a região conta com a única clínica de fonoaudiologia de uma universidade pública no Paraná. Fundada em 2005, a Cefono oferece avaliações, terapias e atendimentos nas áreas da voz, linguagem, motricidade e funções auditivas para a população dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde do Paraná.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail