Unicentro participará da Semana Nacional do Museu, com exposições e apresentações

O Museu de Ciências Naturais da universidade preparou uma programação variada com mostra de insetos em resina, até apresentações do circo de pulgas

A Universidade Estadual do Centro – Oeste (Unicentro), foi selecionada como uma das quatro universidades paranaenses a participar da 20ª Semana Nacional dos Museus, com realização nos dias 17 a 22 de maio. Desse modo, o Museu Ciências Naturais da instituição preparou uma programação especial para a próxima semana, sempre com entrada gratuita.

Exposições

Entre hoje e domingo, os visitantes do museu poderão conferir, das 9 às 17 horas, a exposição “Animais em resina”, que reúne insetos e aracnídeos conservados em resina. Outra mostra que estará aberta aos visitantes é a “Exsicatas”, que reúne espécies típicas da flora do Parque Natural Municipal das Araucárias, local onde fica localizado o museu. Essa exposição poderá ser visitada das 14 às 16h30.

Apresentações

Além das mostras, o Museu de Ciências Naturais preparou duas apresentações, que serão realizadas diariamente no período da manhã. Entre 10 e 10h30 está programado o espetáculo “Circo de pulgas”, em que pulgas treinadas vão mostrar proezas como força, equilíbrio e saltos. Na sequência, entre 10h30 e 11, é a vez da apresentação cultural sobre fenômenos das teorias física e quântica, intitulado “Magia da quântica”.

Apoio

A 20ª Semana Nacional de Museus conta com o apoio da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), instituída no ano passado pela superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O assessor da coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Renê Wagner Ramos, destaca o papel educativo dos museus universitários na comunidade acadêmica e na sociedade. “Os museus universitários contribuem com o processo de disseminação da ciência e tecnologia, contemplando pesquisas científicas fundamentadas nos acervos. Com responsabilidade social e cultural, esses ambientes são vitrines das atividades científicas e da difusão do conhecimento, atraindo vários públicos”, afirma.

Mobilização

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro. O objetivo é mobilizar os museus de todo o país em torno de um mesmo tema “O Poder dos Museus”, com o apoio da secretaria Especial da Cultura, no âmbito do ministério do Turismo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail