Vacinação contra Covid-19 é necessária para o retorno às aulas na UFFS

A fim de organizar o retorno das atividades presenciais em 1° de fevereiro, a universidade está estabelecendo orientações para a circulação de pessoas no campus

A fim de organizar o retorno das atividades presenciais em 1° de fevereiro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Laranjeiras do Sul, está estabelecendo orientações para o ingresso e circulação de pessoas no campus.
Uma delas foi definida nesta quarta-feira (12) e refere-se à necessidade de apresentação de comprovação vacinal contra Covid-19 por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e da comunidade regional.
Em cumprimento as resoluções Nº 94/CONSUNI/UFFS/2021 e Nº 77/CONSUNI/UFFS/2021, os dirigentes dos campi e da Reitoria da UFFS produziram instruções normativas que podem ser conferidas a seguir:

Estudantes
Os estudantes da UFFS, para participação nas atividades acadêmicas presenciais, deverão ter apresentado o(s) documento(s) comprobatório(s), conforme o seguinte enquadramento em relação à vacinação contra o novo Coronavírus:
Estudantes imunizados contra a Covid-19: comprovante de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS ou equivalente internacional, com registro de aplicação do número de doses recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o esquema vacinal contra a Covid-19, conforme cronograma instituído pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias Estaduais de Saúde;
Estudantes não imunizados contra a Covid-19 por conta de contraindicação: atestado médico justificando a não imunização;
Estudantes não imunizados contra a Covid-19 por opção pessoal ou por não estarem com o esquema vacinal completo: apresentação periódica, em intervalos mínimos de 72 horas, de teste negativo para Covid-19.
A documentação deverá ser enviada entre os dias 19 e 24 de janeiro, através do portal Moodle Acadêmico da UFFS. Os estudantes devem responder o questionário na turma referente ao respectivo curso e anexar os documentos comprobatórios solicitados. No caso de resposta do questionário/anexação de documentos fora do prazo estipulado, deverá ser encaminhado e-mail ao respectivo coordenador de curso, informando o cumprimento da tarefa.
Na próxima semana, a partir do dia 17, será enviado e-mail específico aos estudantes com a explicação passo a passo sobre os procedimentos que deverão ser realizados para a comprovação da vacinação.
Todas as orientações estão descritas na Instrução Normativa que deve ser lida na sua totalidade e com atenção pelos estudantes. Em caso de dúvidas, estudantes podem procurar o setor: [email protected]

Servidores
Os servidores da UFFS deverão apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) relacionado(s) abaixo, conforme o seguinte enquadramento em relação à vacinação contra o novo Coronavírus:
Servidores imunizados contra a Covid-19: comprovante de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde;
Servidores não imunizados contra a Covid-19 por conta de contraindicação: atestado médico justificando a não imunização.
Servidores não imunizados contra a Covid-19 por opção pessoal ou por não estarem com o esquema vacinal completo: apresentação periódica, em intervalos de 72h, de teste negativo para Covid-19.
Para fins de desenvolvimento de trabalho presencial no dia 1º de fevereiro, a comprovação mencionada deverá ser encaminhada até o dia 24 de janeiro de 2022, por meio de processo no SIPAC – Mesa Virtual, e encaminhado para:
Assessoria de Gestão de Pessoas (ASSGP) do respectivo campus, no caso dos servidores lotados nos campi da UFFS;
Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), no caso dos servidores lotados na Reitoria.
Em caso de dúvidas, os servidores podem enviar e-mail para [email protected]

Trabalhadores terceirizados e comunidade externa
Para ingresso nos espaços e a circulação na UFFS os trabalhadores terceirizados e público em geral deverão estar imunizados contra a Covid-19 ou comprovarem, através de teste negativo para Covid-19, não serem portadores da doença.
Para comprovação da imunização contra a Covid-19, deverão portar o comprovante de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde.
Ficarão dispensados da apresentação da comprovação de vacinação ou de teste negativo aqueles que estejam circulando transitoriamente nos espaços da UFFS, e entende-se por pessoas que estejam transitoriamente nos espaços da UFFS os membros da comunidade universitária que compareçam para: realização de entregas de materiais; realização de reuniões eventuais e breves; prestação de serviços eventuais e de curta duração; realização de matrícula, retirada ou apresentação de documentos; realização de refeições, como visitante, no restaurante universitário e outras ações, a serem avaliadas pelas equipes diretivas dos campi ou Reitoria.
Os trabalhadores terceirizados que tiverem dúvidas sobre a Instrução Normativa, podem entrar em contato com o fiscal de contrato.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail