Vanderlei Volff fala, no Dia do Prefeito, sobre o que é exercer essa profissão e sua relação com o cargo

Mandatário de Porto Barreiro, ele fala da relação com o cargo, opina sobre o conceito da profissão e revela em quem se inspira

Tradicionalmente, o Dia do Prefeito é comemorado em duas datas: 11 de abril e 6 de outubro. Hoje, o Correio homenageia aqueles que são os principais responsáveis pelo progresso dos respectivos municípios. Como forma de referenciar os mandatários da Cantuquiriguaçu, o jornal entrevistou o prefeito Vanderlei Volff, de Porto Barreiro.

Aos 55 anos, Vanderlei carrega no sangue a vocação para a política. O pai, Daltro Wolff (falecido em 2007), foi vereador de Laranjeiras do Sul. Juntos, eles lutaram pela emancipação do distrito de Barreirinho nos anos 1990. Após dois mandatos como vereador, Vanderlei assumiu, em janeiro deste ano, o posto mais alto do poder público porto-barreirense.

Homem do campo, humilde no sentido nobre da palavra, sem cerimônias, ele aproveita a data para a avaliar a relação com o cargo que exerce.

Correio: Quando pensou pela primeira vez em ser prefeito? Por quê?

Vanderlei Volff: Em 1995 trabalhei para que o barreirinho, um distrito, se torna-se o município de Porto Barreiro. Quando ajudei na emancipação pensei que um dia poderia contribuir muito para o desenvolvimento da cidade. Desde então, permaneci na vida pública e construi meu caminho até aqui. Me preparei com os aprendizados do dia a dia e assim aprendi fazer o trabalho que desenvolvo desde o início deste mandato.

Correio: Ao longo desses nove meses como prefeito, o que mudou na sua vida?

Vanderlei Volff: Minha rotina mudou muito. Da vida de agricultor para a vida de gabinete, viagens, reuniões e visitas à lideranças estaduais e federais em busca de recursos.É cansativo porque é  diferente da lida que eu estava acostumado. A vida de agricultor também é muito cansativa, mas eu estava acostumado, pois, sempre trabalhei com a terra. Na vida de prefeito ainda estou me acostumando. Apesar de cansativo, é compensador  pois, com o auxilio da minha equipe,  tenho conseguido conquistas grandiosas para Porto Barreiro.

Correio: Qual o seu lema atuando como prefeito de Porto Barreiro?

Vanderlei Volff: Trabalhar pelo povo. Isso faz a diferença para que um município se desenvolva e seja bem visto e lembrado pelas suas muitas qualidades. Trabalhar pelo povo do jeito certo, pensando sempre em fazer o melhor para todos.

Correio: Na sua opinião, o que torna ruim um prefeito  e o que o faz ser bom?

Vanderlei Volff: Prefeito ruim é o acomodado que não sai do gabinete, que não corre atrás de benefícios para a população, que pensa em si próprio. Hoje,= estou prefeito e busco diariamente fazer desse cargo uma ferramenta de melhoria de vida para todos que vivem em Porto Barreiro.  Acredito muito que, como um pai que dá o exemplo para seus filhos, devo também trabalhar de forma que eu seja exemplo como pessoa e como prefeito.

Correio: Em quais outros prefeitos o senhor se inspira?

Vanderlei Volff: Não me inspiro em nenhum prefeito em especial. Quero todas as qualidades dos bons, que fizeram um trabalho grandioso e importante pelo povo; que deixaram seus mandatos de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido. Me inspiro em todos aqueles que dedicaram a passagem pela vida publica em fazer o melhor para a população dos municípios, tendo as pessoas votado ou não nele. Candidato é de um grupo específico, mas prefeito é de todos que vivem em um município.

Correio: Quando deixar o cargo, como gostaria de ser lembrado pela população?

Vanderlei Volff: Como melhor prefeito que Porto Barreiro já teve; e tenho trabalhado muito para que isso aconteça. Não penso dessa forma para me engrandecer, mas, para engrandecer esse município que merece ser visto com todas as qualidades que têm.

Correio: Que recado deixa para quem sonha em ser prefeito?

Vanderi Volff: Prefeito tem que cuidar do povo e do seu município; sem pensar em nenhum momento em benefícios próprios. Ser prefeito é pensar no bem de todos e saber que o único beneficio que existe é a certeza do dever cumprido para o bem da população, no mais é só trabalho duro.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail