Porto Barreiro incentiva alunos a preservarem o meio ambiente

A parceria firmada entre o IAT com as secretarias da prefeitura de Porto Barreiro tem feito o município se destacar como um dos mais atuantes, dentro do programa de ICMS Ecológico por Biodiversidade

Em parceria com o Instituto Água Terra (IAT), o governo do prefeito Vanderlei Wolff,de Porto Barreiro, por meio de suas secretarias, em especial a de Agricultura, Meio ambiente e Turismo; participou nesta semana do plantio de mais de 1.500 mudas de árvores nativas no aterro sanitário desativado (antigo lixão municipal) para a revitalização da área.

Arrecadação e preservação ambiental

Aliar a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável é possível e Porto Barreiro é um modelo para todo o estado do Paraná, impulsionando dessa forma a arrecadação do município, que proporcionalmente foi o que mais arrecadou em todo o estado. Isso graças às ações desenvolvidas pelo governo municipal adequando a reserva ambiental municipal aos critérios exigidos e a aquisição de uma nova área de preservação permanente.

O IAT

A parceria firmada entre o IAT com as secretarias da prefeitura de Porto Barreiro tem feito o município se destacar como um dos mais atuantes, dentro do programa de ICMS Ecológico por Biodiversidade, no instrumento de política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios unidades de conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Secretaria de Educação

A Escola Irmã Inês Vailatti, através da direção, professores e estudantes, também fizeram bonito com uma apresentação que encantou a comitiva do IAT e a todos que estavam presentes. Para retribuir a acolhida, o instituto presenteou as crianças com mudas de árvores nativas para serem plantadas em suas casas.

Visita técnica

A turma do 4º ano da professora Patrícia Costa Ferreira visitou a estação de tratamento de água de Porto Barreiro, a SAMAE. Os alunos também estiveram no rio onde parte da água é captada e no poço.

O objetivo do plano de aula é possibilitar às crianças aprender sobre a importância da água para vida, as características, o estado físico e a preservação dos recursos hídricos. Segundo Carlos José Martin, diretor da SAMAE, a visita foi proveitosa e interessante. Ele diz ter ficado honrado em poder fazer parte da aprendizagem das crianças respondendo perguntas sobre a dosagem, a análise e a rede de distribuição da água em nosso município.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail