Arte finalista do Correio do Povo realiza palestra aos estudantes da Escola Técnica (CEEP)

Na disciplina de computação gráfica, ministrada por Luiz Carlos, os alunos estão associando o aprendizado técnico com o profissional no cotidiano de um designer

Na manhã desta terça-feira (5) o curso técnico em informática, integrado ao ensino médio, do Centro Estadual de Educação Profissional Profª Naiana Babaresco de Souza (CEEP), de Laranjeiras do Sul, recebeu a arte finalista do jornal Correio do Povo, Isabela Ortiz, para falar sobre princípios de design.

A disciplina que os alunos estão trabalhando é computação gráfica, que, segundo o professor Luiz Carlos, visa dar base para construção completa do material gráfico, que envolve a criação de identidade visual para as empresas, cartão de visita, panfleto e outros.

“Observamos que existe uma demanda grande de profissionais de design e nosso intuito é mostrar para os alunos que a área é muito abrangente, pois existem muitas formas de atuar com a tecnologia no mercado de trabalho. Com os conteúdos que o curso oferece, ou seja, computação gráfica, programação, suporte técnico, rede de dados etc., eles podem encontrar um sentido de atuação”, detalha.

Criação de identidade visual de empresas criadas pelos alunos – 05/04/21

Princípios de design

Com o objetivo de agregar uma visão técnica e profissional do cotidiano de um designer, Isabela, apresentou os pontos essenciais que devem ser levados em consideração ao criar uma identidade visual de uma empresa, que vão desde cor, escala, simetria, balanço, hierarquia, contraste, grid e tipografia. “É muito importante se atentar as necessidades do público que a empresa deseja atingir. É por isso que para saber como se orientar na criação o designer deve se basear no briefing, material de pesquisa que coleta as informações dos clientes, como preferências, objetivos, princípios e outras coisas”, explicou a arte finalista.

Esta foi a segunda vez que Isabela apresentou aos estudantes o dia a dia da profissão, que, no dia 15 de setembro foram até a sede do jornal e conheceram o processo de produção do jornal impresso – desde a preparação das pautas até a impressão – e também do digital.

“Essa conexão é importante para os alunos entenderem na prática os recursos utilizados, a qualificação do profissional para a função, o processo criativo, práticas necessárias de cada empresa e muito mais”, ressaltou Isabela Ortiz.

Isabela Ortiz explica princípios de design

Cursos do CEEP e inscrições

A escola técnica oferta gratuitamente duas modalidades do curso técnico em informática: o integrado – que ocorre ainda no ensino médio, com duração de quatro anos – e o subsequente – aberto para todos os públicos, com duração de um ano e meio.

Além dos cursos de informática, a escola prevê a abertura de cursos técnicos na Educação Profissional para o ano letivo de 2022, que poderão contar com as seguintes modalidades:

Técnicos integrado (manhã): Agronegócio, Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Edificações.

Técnicos subsequente (noite): Administração, Enfermagem e Informática.

Conforme explica a diretora do colégio, Almiria Lisboa, as inscrições estão previstas para o ocorrer ainda este mês, mas a abertura das modalidades depende de um número mínimo de inscrições. “Quem tem interesse, pode vir até a secretaria e apresentar, caso seja estudante do ensino médio, o comprovante do ensino fundamental, documentos pessoais, de vacinação e dos responsáveis. Dos subsequentes, além dos documentos pessoais, trazer também o histórico do ensino médio”.

Quem tiver interesse em participar, pode preencher o formulário online: Aqui.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.