Mariely Biff foi uma das palestrantes do stand do Sicoob no Show Rural
A especialista falou sobre a importância de profissionalizar e organizar o negócio, trabalhando uma estrutura em acordos para a passagem de geração
O stand da Sicoob no Show Rural contou com palestras sobre o desenvolvimento do agro durante a semana. Uma delas foi ministrada por Mariely Biff, administradora em agronegócios e pós-graduada em Gestão Empresarial.
Em conversa com o Jornal Correio do Povo, a palestrante destacou os assuntos abordados em sua participação na exposição.
Especialidade
Mariely Biff trabalha com consultoria em sucessão e governança familiar, atendendo produtores e empresas do agronegócio no Brasil, promovendo a profissionalização do negócio e suas estruturas, capacitando, preparando e alinhando as expectativas.
“A minha palestra é sobre a importância de profissionalizar e organizar o negócio, trabalhando uma estrutura em acordos para quando ela passe para a próxima geração, sua evolução seja contínua e tudo seja registrado, como e os valores da família”.
Outro assunto abordado por Mariely é referente aos conflitos de gerações. “É comum existir esse conflito dentro das propriedades. A nova geração querendo entrar e a mais antiga os segurando, então propomos uma inserção de qualidade, fazendo com que ambas andem juntas, contribuindo para o bem do negócio”.
Um método que aprimora a interação, é envolvendo os filhos desde pequenos, fazendo com que se sintam pertencentes. “Promovemos esse apanhado para que seja uma iniciativa dentro da família, com mais carinho e com uma visão profissional”.
Mulheres no comando
O ponto importante da palestra de Mariely é relacionado ao lugar da mulher no agronegócio. “Existe um descrédito no papel da mulher, onde eram vistas ligadas ao maternal, cuidando dos filhos e como dona de casa, tais atribuições que ocorrem até hoje, e a gente vem ao longo dos anos desenvolvendo essa mudança”.
A palestrante citou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostra 957 mil mulheres a frente das propriedades rurais no Brasil. “Possuímos mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, algo muito significativo, visto que há dez anos a realidade encontrada era outra. Juntas, as mulheres somam a liderança de 30 milhões de hectares”.
Mariely dá fim à sua fala relatando os desafios enfrentados, principalmente na busca pela igualdade dentro das propriedades. “Ainda existem muitas famílias tradicionais, preconceito e falta de confiança. A mulher carrega o peso de não poder errar e de ser julgada, mas notamos uma mudança, principalmente com as trocas de grupos, de núcleos e das próprias empresas, promovendo eventos voltados à mulher, uma forma de levar informação e de capacitá-las”.
Para a palestrante, a busca pelo conhecimento coloca-as em um patamar elevado, tornando-as capazes de debater assuntos voltados ao agronegócio.
A palestrante
Mariely Biff: é Administradora em Agronegócios, pós-graduada em Gestão Empresarial,
Produção Integrada Agropecuária (UFV), MBA Agronegócios – ESALQ/USP e mestranda em
Direção Estratégica de Empresas Familiares (UNINI – Porto Rico);
Consultora e palestrante em sucessão familiar para produtores rurais e empresas do
Agronegócio na Prossiga Governança Familiar; Colunista no Canal Rural;
Coautora do livro Mulheres do Agro e uma das fundadoras da @ligadoagro.