Responsivo

Morre fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, aos 97 Anos

O Magazine Luiza emitiu nota oficial lamentando o falecimento de sua fundadora.

Luiza Trajano Donato, figura icônica do varejo brasileiro e cofundadora do Magazine Luiza, faleceu na manhã de hoje, 12 de fevereiro de 2024, em sua cidade natal, Franca, aos 97 anos.

Dona Luiza, como era carinhosamente conhecida, deixa um legado de empreendedorismo, inovação e compromisso social. Nascida em 1927, ela iniciou sua trajetória no comércio ao lado do marido Pelegrino Donato, em 1957, com uma pequena loja de eletrodomésticos no interior de São Paulo. Ao longo de seis décadas, a empresa se expandiu e se tornou uma das maiores redes varejistas do país, com mais de 1.000 lojas e presença em todos os estados brasileiros.

Pioneira e visionária, Dona Luiza foi fundamental para a transformação do Magazine Luiza em um gigante do varejo.  Implementou inovações como o crediário próprio e a venda por catálogos, democratizando o acesso a bens de consumo para milhões de brasileiros.

Empresária com forte senso social,  dedicou-se a causas como a educação e o desenvolvimento social. Em 1991, fundou o Instituto Luiza Trajano, que atua na promoção da educação e da cidadania.  Em 2019, recebeu o Prêmio Empreendedor Social do Ano, da Ernst & Young.