Governo Estadual apresenta plano de internacionalização paranaense ao corpo diplomático

O principal objetivo é o aumento na divulgação do potencial econômico por meio de um material que envolve relatórios e vídeos na língua do país negociante

O plano do Governo do Paraná para expansão do comércio exterior foi apresentado na última quinta-feira (25), ao corpo diplomático que atua no Estado e a diretores de câmaras de comércio internacional. Durante o ‘Encontro com Consulados e Câmaras de Comércio’, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o vice-governador, Darci Piana, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Ricardo Barros, e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, mostraram ações para que a produção paranaense conquiste o comércio internacional, bem como para atrair investimentos de empresas estrangeiras ao Estado.
Uma das principais ações do plano é aumentar a divulgação do potencial econômico do Estado. Para isso, a Invest Paraná fará tradução de material informativo, como relatórios e vídeos, na língua dos países que queiram negociar com o setor produtivo paranaense.
“É importante que o corpo diplomático receba essas informações não apenas do Governo, mas também, de entidades produtivas, para auxiliar esse relacionamento comercial. Com isso, além do Paraná, saem ganhando também os países que negociarão conosco e os países que decidirem investir aqui. Afinal, são dois processos: busca por investidores no Estado, mas também de vendas da nossa produção lá fora”, ressalta o vice-governador.

Resultados

No encontro, o presidente da Invest Paraná destacou os resultados das missões internacionais recentes do Estado. Apenas em 2023 a agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Seic, enviou comitivas para cinco países: Japão, Coreia do Sul, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Em junho, a Invest Paraná enviará, junto com a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), uma missão para a Itália com varejistas do Estado que negociarão a importação de produtos como vinho, azeite e massas. “Faz toda diferença para o resultado da missão chegar ao país com os entes envolvidos nas negociações, informados sobre o potencial econômico do Estado. Por isso, temos conquistado bons resultados ao buscar mercados exteriores”, apontou Bekin.

Grande potencial

O Paraná registra uma alta comercial internacional. A balança estadual registrou o melhor desempenho dos quatro primeiros meses do ano da sua história em 2023. As exportações somaram cerca de US$ 7,3 bilhões no período, resultado 11,2% acima do primeiro quadrimestre de 2022 (US$ 6,5 bilhões) e o mais alto índice da série histórica analisada pela secretaria de Comércio Exterior, do Governo Federal (Secex) desde 1997.
Pela primeira vez, o Paraná também superou dois milhões de toneladas de carnes exportadas em um único ano.
Foram 2,087 milhões de toneladas em 2022, contra 1,985 milhão de toneladas em 2021, melhor marca até então. Houve um crescimento de 70% em relação a 2013 (1,221 milhão).
Para a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Lígia Maria Scherer, o plano de internacionalização estimulará o comércio exterior paranaense. “Essa é uma iniciativa formidável, o esforço de um Estado que tem status privilegiado de grande produtor do agronegócio e industrial, com educação reconhecidamente como a melhor do Brasil, de trazer benefícios por intermédio do comércio exterior e da captação de investimentos estrangeiros”, elogiou a representante do Itamaraty.