Responsivo

Arbitral da Série Ouro do Paranaense 2022 aconteceu em Cascavel no sábado (19)

A disputa dos jogos teve mudanças, e o campeonato será mais longo do que no ano anterior

Na manhã de sábado (19) a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), realizou em Cascavel o arbitral da Série Ouro do Paranaense 2022.

Estiveram presentes representantes dos 14 times, que farão parte da competição. Confirmados estão o Operário Laranjeiras, Pato Futsal, Cascavel Futsal, Guarapuava, Campo Mourão, Foz Cataratas, Marechal Rondon, Ampére, Marreco, Palmas, Chopinzinho, Umuarama, Dois Vizinhos, e Mariópolis.

Formato da disputa

Foram discutidos assuntos referentes à competição estadual, como por exemplo o formato de disputa. A Federação apresentou duas propostas para o campeonato, todos contra todos na primeira fase com turno e returno, e duas chaves de sete equipes para cada grupo, usando o sistema de primeiro turno dentro do grupo, segundo turno contra grupo, e terceiro turno dentro dos grupos com inversão de mando.

Os dois sistemas terão oito classificados para as quartas de final, e a diferença está no número de jogos. Na primeira opção o mínimo será de 26 jogos e o máximo de 34 jogos, já na segunda opção seriam no mínimo 19 partidas com no máximo 27 jogos.

A votação terminou empatada, e a FPFS teve o voto de minerva e decidiu pela opção um com um campeonato mais longo.

Jesuel Laureano, presidente da FPFS justificou que esta é a melhor fórmula para os próximos três anos (2022, 2023 e 2024). “Os dois últimos colocados serão rebaixados para a série prata do ano que vem, e para 2023 já ficou batido o martelo que a série ouro começará no dia 04 de março”, confirma o presidente.

Datas e retornos

Neste ano a série ouro terá início no dia 12 de março e se encerrará no dia 10 de dezembro. A Federação comunicou que uma das mudanças para os jogos, é que só serão aceitas quadras com dimensões 40 x 20 metros.

Copa Paraná

Foi anunciado também o retorno da Copa Paraná, lançada em 2020, mas que por conta da pandemia teve suas partidas canceladas em 2021. Nessa competição participarão 32 equipes do Estado, incluindo as das séries Ouro, Prata e Bronze.

Esse torneio distribuirá R$ 160 mil em prêmios e a primeira fase será com jogo único na casa do time com menor pontuação. No caso de empate, o duelo terá prorrogação e se necessário haverá decisão por pênaltis. Os jogos na segunda fase serão de ida e volta e os confrontos serão decididos por sorteio.

Copa União

A novidade anunciada foi a primeira edição da Copa União, que foi um pedido dos times da série Ouro que não jogarão a Liga Nacional de Futsal, para não ficarem muitos dias sem entrar em quadra por conta dos conflitos de calendário.

Equipes da série Prata poderão se inscrever, e as da Ouro também, mas serão aceitas apenas 16 equipes.

Outras competições

Outras competições fazem parte do calendário do futsal paranaense em 2022, são eles: A Liga Nacional de Futsal (LNF), com sete representantes: Cascavel, Umuarama, Foz Cataratas, Campo Mourão, Marreco, Pato Futsal e Marechal Rondon.

Já na Copa do Brasil o representante do estado será o Campo Mourão, no entanto o Operário Laranjeiras, Umuarama e Pato Futsal já solicitaram vagas, isso vai depender de convites de quem organiza o torneio.

A Taça Brasil será disputada em agosto, nos dias 14 a 20 na cidade de Joinville com o Cascavel Futsal no páreo. Ainda existe a previsão de ser realizada a Copa Sul. Nesse caso, Operário Laranjeiras e Guarapuava serão os representantes do Paraná.