Fifa confirma título de 1951 do Palmeiras

Numa entrevista com o jogador Rony, a Fifa aceitou a confirmação do título

Um dia antes da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes deste ano, a Fifa colocou fim em uma antiga polêmica dos torcedores: a copa Rio de 1951, considerada um título mundial pelos palmeirenses. Em entrevista com Rony, o camisa 10 do time, em seu site oficial, a instituição afirmou que o Verdão já conquistou um título mundial.

Conversa com o jogador

Na segunda (7), a Fifa conversou com o jogador que destacou a disputa do mundial de clubes e de como o time chega para a competição neste ano. Mas o que chamou mesmo a atenção foi uma das perguntas da entidade ao atacante, que compara o número de conquistas mundiais do Palmeiras com as do Corinthians.

Fifa: Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada um. A oportunidade de superar o seu maior rival dá uma motivação extra?

Rony: Não. Eu não penso nisso. O Corinthians tem o seu mundial. Palmeiras tem o dele. Eu sei que os torcedores pensam nisso, mas eu quero ganhar esse título de qualquer maneira. É uma competição enorme. Minha motivação não poderia ser maior.

Nesta fala foi possível notar que, além de classificar a copa Rio de 1951 como um título mundial, a Fifa ignorou a conquista do Corinthians em 2000, considerado o primeiro mundial de clubes com a chancela da entidade. Vale lembrar que o timão também conquistou o mundial de 2012, já no formato atual do torneio.

Dossiê montado em 2014

Em 2006, o Palmeiras montou um extenso dossiê com reportagens sobre a copa Rio para assegurar o valor da conquista junto à Fifa. Em 2014, no ano do centenário palmeirense, a ata do Comitê Executivo da Fifa foi enviada ao governo brasileiro destacando a concordância com o pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reconhecer o torneio como o primeiro campeonato mundial de clubes. Mais tarde, porém, a entidade declarou que a competição não seria comparada com o atual mundial de clubes, ou seja, a Fifa não reconheceu naquele ano a copa Rio como um título mundial a exemplo daqueles realizados em 2000 e a partir de 2005.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail