19° livro de Pe. Giovanni Murazzo será lançado amanhã (23), em Laranjeiras

“Mudar o pensamento para mudar o comportamento” é um “tesouro” vivenciado ao longo dos seus 58 anos de vida sacerdotal e missionária

Amanhã (23), acontecerá o lançamento do livro “Mudar o pensamento para mudar o comportamento”, obra do Padre Xaveriano Giovanni Murazzo. O evento acontecerá às 15h30 no pavilhão da igreja Matriz Sant’Ana, em Laranjeiras do Sul. O lançamento é aberto ao público.

Em entrevista ao Correio do Povo, Pe. Giovanni falou sobre a motivação de escrever mais um livro, seu 19°. “O motivo principal, é reduzir os meus pecados de omissão. Jesus sempre repetia que quanto mais foi dado, mais será cobrado”.

Pe. Giovanni dá como exemplo a conhecida parábola dos Talentos (Mt: 25), onde três servos receberam talentos de seu mestre. Dois deles empreenderam e multiplicaram o que havia sido dado a eles. O terceiro escondeu o talento decepcionando seu mestre.

A saída dos padres Xaverianos de Laranjeiras e o futuro do seminário

O livro

A apresentação de “Mudar o pensamento para mudar o comportamento”, foi feita por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Ele se dirige ao livro como “aquele tesouro” vivenciado ao longo dos 58 anos de vida sacerdotal e missionária de Pe. Giovanni.

Na introdução do livro, Pe. Giovanni lembra uma importante celebração da história da Igreja, O Jubileu Rumo ao Terceiro Milênio, que foi uma novena de anos preparada pelo Papa João Paulo II. O logotipo do evento continha uma mensagem que é bastante evidenciada no livro: ‘cuide de seus pensamentos, pois eles se tornarão palavras. Cuide de suas palavras, pois elas se tornarão ações. Cuide das suas ações, pois elas se tornarão seus hábitos. Cuide de seus hábitos, pois eles se tornarão seu caráter. Cuide do seu caráter, pois ele se tornará seu destino’.

O Xaveriano conta que o livro é formado por várias pesquisas e que partiu da Bíblia, pois conforme ele, aprendeu que ela é uma carta de amor que Deus mandou para que as pessoas fossem felizes. “Eu aprendi o valor da partilha a partir de São João Batista que quando questionado quanto ao que deveríamos fazer para ser salvos, a mensagem foi: quem tem duas túnicas que dê uma, quem tem mantimento que dê mantimentos, quem tem autoridade que procure não esmagar e sim respeitar. Jesus na Eucarestia ensina a doar aquilo que somos e João Batista ensina a partilhar o que temos”.

Além das inspiradoras citações bíblicas, o autor escolheu pensamentos dos santos que mais o cativaram ao longo de seu sacerdócio. “Eu cobrei de mim mesmo, pois tinha tantos pensamentos bonitos de santos e devia partilhar, pois não quero fazer o papel daquele servo da parábola que escondeu seu talento”.

Para Pe. Giovani, um dos pensamentos mais fortes é do Papa João Paulo II, na carta que escreveu para as mulheres: ‘a pessoa humana não pode se realizar, se não através de um dom sincero e gratuito de si mesma’. “Essa mensagem me toca muito, pois para termos a nossa realização e felicidade devemos compartilhar o que temos e o que somos. Jesus na última ceia realizou esse dom sincero e gratuito de si mesmo, então esse livro para mim é a tentativa de imitar o exemplo de Jesus”.

Juventude

Pe. Giovanni conta que o livro é destinado principalmente à juventude. Ele diz que por meio da experiência que teve em Laranjeiras com o grupo de jovens missionários, percebeu que os jovens são os destinatários privilegiados. “Eles têm dois caminhos. O caminho da ‘cultura líquida’ com a escravidão do celular e tem o caminho da felicidade que é o dos valores do Evangelho e que os santos vivenciaram”.

“Jesus disse que temos dois jeitos de construir a casa, sobre a areia ou sobre a rocha, e nós temos que ajudar a juventude a construir a casa do seu futuro sobre a rocha, que é Jesus”.

Onde comprar

O Livro “Mudar o pensamento para mudar o comportamento” está a venda na livraria Arco íris e livraria Vida Nova e secretaria paroquial. O valor é R$ 15.

Laranjeirenses organizam manifestação pedindo a preservação do Seminário Xaveriano

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail