Aderindo ao Dia D de Vacinação, todas as UBS de Laranjeiras atendem hoje

“A vacina não dói, previne. Todos precisam da vacina, para que não sejam acometidos pela doença e que ela não prejudique a vida”, fala o secretário de Saúde, Valicki

Hoje, em todo o Brasil acontece o Dia D de Vacinação, seguindo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo. Em Laranjeiras, de acordo com a secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), atenderão das 8 às 17 horas, sem pausa para o almoço, e no caso do sarampo, devem ser imunizadas crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, além de trabalhadores da saúde.

Para o secretário de Saúde Valdecir Valicki, o município conta com todas as vacinas demandadas pelo Ministério da Saúde, principalmente a da Covid-19 e da Influenza. “As pessoas que estão no cronograma serão contempladas com as vacinas, pois não nos falta nem uma dose”.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infeciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para óbito, principalmente em crianças menores de um ano ou desnutridas. Em 2016, o Brasil foi contemplado com o selo de país livre do sarampo, mas em 2018 voltou a registrar novos casos e óbitos, por isso a vacina é a melhor prevenção. A meta é atingir pelo menos 95% do público alvo.

Influenza

A vacina contra a Gripe (influenza) está disponível no momento para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A partir deste hoje (30), também terão acesso a vacina crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, mediante documento que comprove o exercício efetivo da função, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional. A campanha terá sequência até 3 de junho.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 4 de abril, ou seja, há quase um mês, mas a procura está muito baixa. Até quarta-feira (27), conforme a secretaria de Saúde, foram vacinados em Laranjeiras, 1.645 idosos e 150 trabalhadores da saúde. Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar a carteirinha e documento de identificação.

Prevenção

Segundo o vice-prefeito Valdemir Scarpari, além das vacinas principais, as unidades também oferecerão as doses da Covid-19, visto que agora, muitas pessoas tomaram a iniciativa de começarem a se imunizar. “Muita gente ainda não tomou a primeira dose, então sintam-se a vontade para procurar em quaisquer unidades de nossa cidade. Fica o convite também para as pessoas acima de 60 anos, para que busquem pela quarta dose também”, ressalta.

Valicki finaliza convidando a população laranjeirense para que entendam a importância da vacina e procurem os postos. “A vacina não dói, previne. Todos precisam da vacina, para que não sejam acometidos pela doença e que ela não prejudique a vida, principalmente de crianças e idosos. Fica o recado e o convite”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail