Aldir Blanc: projetos Urban Heart e Dance Art já estão em execução em Laranjeiras

Representados por Rubyane Maurício e Dionatan Paiva Bahls, aulas gratuitas de danças contam com a participação de mais de 170 alunos

Mais de 30 projetos culturais foram aprovados pela Lei Aldir Blanc em Laranjeiras do Sul. Destes, 11 eram do grupo de dança Black Heart, dos quais, dois já estão em funcionamento: Urban Heart, representado pela dançarina Rubyane Maurício e Dance Art, ministrado por Dionatan Paiva Bahls.

Aprovados a partir do edital de Credenciamento e Seleção de Projetos Culturais Aldir Blanc, N° 001/2021, o objetivo do subsídio destinado aos projetos é de democratizar o acesso à educação e cultura em Laranjeiras do Sul, considerando o estado de calamidade pública declarado pela pandemia de Covid-19. 

“Ficamos extremamente orgulhos de ser aprovado em um projeto, porque é a primeira vez em 70 anos que conseguimos. Se compararmos com cidades próximas, por exemplo, como Guarapuava, que teve quatro aprovados, vemos que a participação da cultural em Laranjeiras é muito rica e abrangente”, conta Ruby.

Participação e divulgação

Os projetos aprovados, que iniciaram as atividades em 6 de setembro, foram muito bem recebidos na cidade, que já soma mais de 170 alunos. Eles são totalmente gratuitos e conta, em sua maioria, com a participação de crianças de 6 a 12 anos.

Ruby explica que há, também, uma turma especial na parte da noite específica para professores e funcionários da rede municipal. “O intuito é ensinar não só  as crianças, mas todos os interessados”.

As divulgações foram realizadas junto a secretaria de Educação, e, como as atividades não podem ocorrer nas escolas por conta da Covid-19, foram entregues mais de 1.000 bilhetes nos colégios Professora Therezinha Maria Moretto Andreetta, Água Verde, Padre Gerson Galvino e Teotônio Vilela.

“Me sinto muito feliz de estar à frente desse projeto porque a danço há 15 anos. Com esse auxílio, que proporciona aulas gratuitas, atinge pessoas de todas as classes sociais e marca muitas vidas: a minha e a dos alunos”, conta Dionatan Paiva.

Urban Heart e Dance Art

Os projetos abarcam estilos de danças da cultura urbana (Lockingm Popping, Hip Hop Dance e Breaking) e estimulam nos participantes os passos sociais de cada uma das danças.

“O objetivo é que as crianças aprendam movimentos básicos para que assim possam treinar em casa, participar de batalha e competição”, relata Dionatan. “Assim, os pequenos poderão decidir com qual estilo mais se identificam e terão uma base para se aprofundar em qualquer um deles, levar como estilo de vida”.  

Elas ocorrem às terças, quintas-feiras e sábados, em duas aulas na parte da manhã: das 8 às 10h30 e a tarde: das 13h30 às 15h30.