Responsivo

Biblioteca da UFFS distribui absorventes arrecadados em ação solidária

Como resultado das atividades ‘Livros Cruzados’, dinâmica de palavras cruzadas com títulos e autores e ‘Multa Solidária’, para regularizar atraso, mais de 150 pacotes foram arrecadados

A partir desta semana, a biblioteca do Campus Laranjeiras do Sul realizará a distribuição de absorventes arrecadados durante a ação solidária realizada em comemoração à Semana Nacional da Biblioteca, celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro.

Novidade, curso de administração foi o mais procurado na UFFS

Ação solidária

Em alusão a Semana Nacional da Biblioteca, a biblioteca organizou algumas atividades entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023. Uma delas foi a dinâmica “Livros Cruzados”, um jogo de palavras cruzadas envolvendo títulos e autores do acervo, proporcionando aprendizado sobre técnicas de pesquisa tanto no acervo físico quanto no sistema de gerenciamento de acervo. Além disso, foi promovida uma semana de “multa solidária” para incentivar usuários que estivessem suspensos ou com materiais em atraso a regularizar sua situação junto à biblioteca.

Multa do bem

A “multa solidária” teve como objetivo principal recuperar os livros e materiais retidos pelos usuários (pendentes de devolução), possibilitando a disponibilização novamente para toda a comunidade acadêmica, além de isentar os estudantes do afastamento por atraso, e ao mesmo tempo, promover uma ação solidária.

A ação consistiu na doação de um pacote de absorvente para usuários que estivesse com até 15 dias de atraso ou até 30 dias de suspensão; dois pacotes no caso de 30 dias de atraso ou até 60 dias de suspensão; e três pacotes para quem estivesse com mais de 30 dias de atraso ou mais de 60 dias de suspensão.

Os estudantes que já estavam cumprindo alguma suspensão ou que estavam com materiais pendentes de devolução e sujeitos a afastamento por atraso, puderam regularizar as pendências de forma simples: ao devolver o livro/material e doar de 1 a 3 pacotes de absorventes femininos (dependendo da quantidade de dias em atraso), obtinham isenção da suspensão ou afastamento e podiam retomar o uso dos serviços da biblioteca.

A atividade encerrou no final de 2023, arrecadando aproximadamente 150 unidades de absorventes. A equipe da biblioteca optou por disponibilizá-los de forma gradual a partir do início do semestre de 2024.

Resultado

Conforme a bibliotecária do Campus, Suelen Spíndola Bilhar, além de beneficiar os usuários com eventuais impedimentos, a biblioteca pôde reaver alguns títulos que estavam com empréstimos em atraso, colocando-os novamente em circulação. “Observamos também que alguns usuários aproveitaram o momento para exercer a solidariedade, doando absorventes mesmo sem atrasos ou suspensões”

“Avalio que o resultado foi positivo tanto para os usuários em débito quanto para a biblioteca, e ainda mais positivo será para as meninas e mulheres do Campus que, por algum motivo, precisarem dos absorventes”, conclui.