Com apenas 19 anos, Carla Henkes promete loja que “transformará” a vida de pessoas

Dona do ‘Studio Carla Henkes’ vai inaugurar em 13 de agosto a ‘CH Fit Store’ voltada para moda fitness

Carla Andréia Henkes de 19 anos, trabalha na área da beleza a cinco anos e em 13 de agosto vai abrir a sua segunda empresa, a CH Fit Store, focada em roupas fitness. Ela é proprietária do Studio Carla Henkes. Desde nova, Carla é vaidosa, assistia programas de TV sobre transformação da vida de pessoas por meio da beleza e aos sete anos começou a fazer as unhas da mãe, avó e vizinhas. “Eu era uma criança, mas levava a sério e fazia com carinho”, conta Carla.

Trajetória

Com 14 anos, veio para Laranjeiras com a sua mãe. Durante alguns meses, Carla trabalhou como manicure em um salão da cidade. Passado um tempo, atuou como modelo de maquiagem, experiência que aflorou muito mais o seu amor pela área da beleza.

“Fiz um curso de maquiagem, comecei atender algumas clientes e ministrar cursos profissionalizantes”, relata Carla. “Divulgava muito meu trabalho. Minha agenda era um sucesso, atendia em uma sala dentro de uma clínica de estética, onde fui pedir emprego”.

Após algum tempo, Carla fechou parceria com um salão de beleza. Seria mais viável, traria mais público, mas ela atendia com mais frequência nos finais de semana. “Eu sentia necessidade de ganhar mais durante a semana. Eu estudava de manhã e somente a tarde e à noite poderia atender”.

Em 2018 ela conheceu a extensão de cílios e por ser pouco conhecido na cidade, Carla fez um curso, mas detestou. “Achava que não era para mim. Porém, a necessidade bateu na porta. Comecei a fazer mesmo não gostando”.

Com a pandemia, sua agenda de maquiagens zerou. A única opção para se manter era sair do salão onde pagava aluguel e montar negócio em sua própria casa. Foi o que fez, mas Carla não imaginava a proporção que a extensão de cílios iria ter.

Com uma semana de atendimento em casa, ela fechou agenda para os próximos dois meses. E, como antes, sua agenda bombou e começou a se especializar e estudar muito.

“Depois da pandemia, as maquiagens voltaram. Fiquei apenas com os cílios por ter agenda cheia. Nesse período, comprei meu carro, fiz uma cirurgia, troquei os móveis do meu studio e mudei para um espaço maior. Tudo isso através da minha única fonte de renda: a extensão de cílios”.

Carla fazia as manutenções das clientes a cada 15 dias, percebia o quanto elas preferiam ir com mais dias por conta do tempo. “Hoje a vida das pessoas é muito corrida, não temos tempo para ficarmos parados”.

Então, Carla conheceu o trabalho de uma Lash Designer de Florianópolis. As manutenções da designer aconteciam de 30 a 40 dias. “Decidi fazer o curso, pensando que facilitaria para as minhas clientes e minha agenda ficaria mais vaga para conseguir encaixar mais pessoas. Realmente, isso aconteceu. Antes eu atendia de 9 a 10 pessoas por dia, hoje atendo de 4 a 6”.

Segundo empreendimento

Com tempo mais “vago” durante o dia, Carla pensou que seria a oportunidade de realizar um sonho: ter uma segunda empresa; mesmo sem o ramo definido.
“Sempre gostei muito de roupas”, destaca Carla. “Comecei a usar looks lindos para treinar, e sempre que postava recebia mensagens perguntando aonde comprei. Percebi que as mulheres tinham a mesma dificuldade que a minha de encontrar roupas para treino aqui na região”.

Para Carla, as roupas têm o poder de transformar. Segundo ela, uma pessoa pode se sentir mal com uma roupa ou se sentir poderosa vestindo uma. “Sei que tenho uma missão, um propósito, que é levar autoestima, beleza e poder com meu trabalho. A minha loja vai atuar nesse propósito, fazendo a diferença na vida das pessoas”.

Carla também ressalta que os desafios de sua jornada foram muitos. Um dos maiores, em sua opinião, foi ser muio jovem no ramo. “As pessoas não me levavam a sério, achavam que eu brincava de fazer cílios”, relembra. “Aos poucos fui me posicionando e mostrei que eu realmente era uma ótima profissional”.

Novo conceito

“Laranjeiras e região serão surpreendidos por um novo conceito de moda fitness, pensada em cada detalhe”, assim Carla define o seu empreendimento. “A CH Fit Store tem um propósito de inclusão social, qualidade e valor acessível. Não apenas mais uma loja, mas uma loja que transformará a vida das pessoas”.

Das lições que aprendeu em seu caminho, Carla cita uma frase de gosta muito: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung).
“Diariamente pessoas com problemas deitam em minha poltrona para o procedimento. Eu sei que posso proporcionar um momento de paz e tranquilidade na vida delas, além de beleza. Não é só sobre fazer cílios, mas acolhimento e humanidade”.
Com o novo passo em ação, Carla assegura que mesmo com medo, é preciso seguir em frente, mostrando para o que veio. Em qualquer área e profissão haverá dificuldades, mas o caminho deve estar traçado. “É difícil escolher o seu caminho, ter uma grande responsabilidade, mas também é difícil você não ser ninguém”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail