Conferência Intermunicipal de Educação define metas para os próximos anos em Laranjeiras do Sul

Fórum de debates reuniu representantes de Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond

A secretaria de Educação e Cultura de Laranjeiras do Sul realizou na terça-feira (7) a Conferência Intermunicipal de Educação (CONAE). O evento contou com a presença de representantes de Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

O Fórum Nacional da Educação   (FNE) estabeleceu que a   CONAE tem por objetivo:  avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

CONAE

A CONAE, como é denominada, se constitui como um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação Brasileira”, a etapa Intermunicipal abordou os eixos que constam no documento referência, avaliando situações do âmbito educacional na esfera municipal, estadual e nacional, contribuindo para a análise e propositura de políticas públicas.

Conforme a secretária de Educação de Laranjeiras do Sul, professora Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, as discussões foram de grande relevância para o futuro da Educação, sendo um momento de discussão, reflexão e avaliação das políticas públicas. “Temos grandes desafios a serem discutidos. Dentre eles, além das tecnologias e o seu acesso, o uso dessas novas ferramentas no contexto do pós-pandemia e também a garantia da equidade no ambiente escolar, de maneira que todos tenham acesso garantido a esse direito básico, que é a educação”, afirmou a secretária.

O vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, que representou o prefeito Berto Silva na abertura da Conferência, avaliou que a Conferência é uma oportunidade para debater temas pertinentes para o futuro da educação no país e também para aproximar os municípios, alinhando as expectativas na área. “Este é um ambiente altamente democrático, aberto pelo poder público em articulação com a sociedade, para que todos possamos contribuir com a melhoria permanente da nossa educação”, disse o vice-prefeito.

O evento, realizado no Cine Teatro Iguassu, começou às 7h30 e foi encerrado as 17 horas. Pela parte da manhã tivemos o pronunciamento das autoridades, além da palestra magna, proferida pela servidora de carreira e atualmente secretária de Educação de Quarto Centenário, Alice Miyashita da Costa. À tarde foram formados os grupos para analisarem e votarem os três eixos da Conferência, sendo:

Eixo 1: O PNE 2024–2034: avaliação das diretrizes e metas.

Eixo 2: Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.

Eixo 3: Criação do SNE: avaliação da legislação inerente à proposta do modelo.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail