Crise Hídrica: rodízio de água em Laranjeiras pode retornar

Volume de chuvas dos últimos dias contribuiu para a pausa nas alternações, mas devido a intensa estiagem, Sanepar divulga nova tabela de fechamento e abertura de água

A Sanepar suspendeu, no fim de janeiro, o sistema de rodízio no abastecimento de água em Laranjeiras do Sul. O volume de chuvas dos últimos dias e o auxílio da população colaboraram para isso. Porém, a estiagem intensa ainda compromete o sistema e é preciso que chuvas mais significativas ocorram. Assim, caso seja necessário a Companhia poderá retomar o rodízio na cidade, no mesmo molde em que vinha sendo feito.

Se houver reimplantação do rodízio, as manobras de fechamento dos setores de distribuição de água continuarão sendo feitas em dias alternados para dois grupos de bairros.

“A partir das 14 horas, será fechado para uma parte da cidade, durante 24 horas, com abertura às 14 horas do próximo dia. No dia seguinte, é feito o mesmo procedimento com o outro grupo de bairros. A Sanepar preparou uma tabela informa os setores, dias e horários em que pode haver desabastecimento caso o rodízio seja retomado”, informou Ediane, assessora de comunicação da Sanepar.

Orientações

Permanece a orientação para o uso racional da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa. Deve-se evitar regar plantas, lavar carros, quintais e calçadas com água potável.

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser ou ser menos afetados pelo rodízio. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.

“A orientação sempre é evitar desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula”, concluiu Ediane.

Programação preventiva

Área 1 (Macro 2)

Dias: 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26 e 28

Bairros: Loteamento Cordeiro; BNH; Vila Moss; Vila São Miguel; Vila São Vicente; Loteamento Mineiro; Cristo Rei; Loteamento João Fernandes; Nossa Senhora Aparecida; São Francisco; Monte Castelo; Parque Industrial; proximidades a Rodoviária: Fórum, prefeitura e Igreja Ucraniana; Cidade Alta; Loteamento Paraná; Loteamento Europa; Loteamento Ana Freitas;  Loteamento G20 São Francisco; Loteamento Vila Alberti; Loteamento Portal do Sol;  Loteamento Coqueiral; Loteamento Alvorada; Paz Nascente; Vila Somensi; BR 277 próximo ao SAU e Loteamento Badotti.

Área 2 (Macro 1)

Dias: 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25 e 27

Bairros: Jaboticabal; Vila Rural; Santo Antônio de Pádua; Loteamento Itália; Loteamento Marchese; Água Verde; Presidente Vargas; Loteamento Babinski; Loteamento Bodanese;  Loteamento Flor de Laranjeiras; Loteamento Aquaville; Loteamento G20 Água Verde;  Panorama; Loteamento Sol Poente; Centro da cidade nas proximidades ao Condomínio Maria Antonia, Iguaçu Tênis Clube, Condomínio Mirante da Serra e Viena; Loteamento Paris;  Loteamento Campo do Sol; Centro, proximidades a APAE, Escola Vicentina Sant’ Ana, Seminário; Igreja Matriz Santa Ana e Praça José Nogueira do Amaral.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail