Lançamento do projeto “Ciclo de Debates em Ciências Sociais: aproximando mundos”

Cursos de ciências sociais da UFFS farão a abertura online. O evento será gratuito e visa aproximar o mundo acadêmico e a sociedade a partir de debates do mundo atual

Por Thamiris Costa

Na próxima sexta-feira (27), às 19 horas, os cursos de ciências sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançarão o projeto de extensão “Ciclo de Debates em Ciências Sociais: aproximando mundos”, que será gratuito e transmitido pela plataforma Webex. Para acessar a sala clique aqui.

Com o intuito de aproximar o mundo acadêmico e a sociedade, o evento será aberto para todo público interessado em discutir temas pertinentes à vida em comunidade a partir da ótica de três áreas do conhecimento: ciência política, sociologia e antropologia. Além disto, abrangerá ciclos de debates que ocorrerão até o final do ano, com garantia de certificação.

“Neste primeiro encontro de abertura teremos a participação dos professores dos cursos de ciências sociais, que apresentarão seus trabalhos de pesquisa e extensão, demonstrando de forma mais efetiva a atuação desse campo do conhecimento”, conta o professor e atual coordenador dos cursos de ciências sociais, Felipe Mattos Monteiro.

Próximos temas

Os temas que serão discutidos através da agenda de debates que o projeto trará, abordará questões que afetam, direta e indiretamente, o cotidiano da população brasileira. “Portanto, os encontros analisarão assuntos variados, como educação, cenário político eleitoral, os efeitos da pandemia na sociedade e outros”, explica Felipe.

Os temas que estão previamente definidos trarão os palestrantes considerando os próximos passos da agenda. Acompanhe com mais detalhes a seguir:

  1. O papel da pesquisa nas Ciências Sociais;
  2. O papel da Sociologia na educação básica: perspectivas e desafios;
  3. Antropologia e pesquisa de campo;
  4. Raça, gênero, classe e suas intersecções durante a pandemia;
  5. A violência e seus efeitos sobre a legitimidade democrática;
  6. O cenário político eleitoral e polarização política no Brasil.
Organizadores e participantes

Estão organizando o evento a estudante de ciências sociais bacharelado, Jéssica Vitória Canola, e o coordenador Dr. Felipe Mattos Monteiro. Os participantes são professores e professoras: Dr. Fabio Luiz Zeneratti, Dr. Felipe Mattos Monteiro, Drª Daiane Carnelos Resende Laibida, Drª Fernanda Marcon, Drª Liria Angela Andrioli, Drª Maria Eloá Gehlen, Drª Siomara Marques e Msª Gabriela Ribeiro Cardoso.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail