Responsivo

Laranjeiras: alunos colhem produtos orgânicos nas hortas das escolas municipais

“O objetivo é conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis”, diz Gilmar Negretti

Cidadania, alimentação saudável e muito aprendizado. Esses são alguns dos resultados alcançados pelo projeto “Horta na Escola”, desenvolvimento pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul e que conta com a parceria das direções das escolas interessadas em introduzir educação alimentar e nutricional às crianças. Num primeiro momento o projeto está contemplando as Escolas Leocádio José Correia, Valdemar Boeira, Aluisio Maier e o Centro da Juventude.

“O objetivo é conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e qualidade de vida de todos, além de promover a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos sobre os problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável”, afirmou o secretário de agricultura Gilmar Negretti.

O sistema de plantio de hortaliças é de cunho orgânico, ou seja, não é utilizado insumos químicos (agrotóxicos, adubos químicos e sementes geneticamente modificadas (transgênicas). O plantio reúne as crianças e professoras das escolas em dias de campo onde se conscientiza da importância de se consumir alimentos saudáveis, além de oferecer uma experiência de plantio de hortaliças em áreas urbanas a qual visa estimular o plantio e o consumo de hortaliças em seus quintais.

“O produto final, a colheita das hortaliças, varia de acordo com cada escola. Há o direcionamento para o consumo familiar das crianças e, em casos de excedentes de produtos, a venda das hortaliças sendo o que for arrecado serve para reposição das mudas do plantio”, concluiu Negretti.

Plantio

Está sendo plantado, alfaces, cenouras, rúcula, beterraba, repolho, couve-flor, pimentão, couve folha (manteiga e roxa), melancia, melão, abobrinha, pepino, manjericão, manjerona, alecrim, salsinha, cebolinha e girassol.

A prefeitura fornece os insumos necessários ao empreendimento como adubo orgânico e as mudas de hortaliças, além de um funcionário que é o responsável pela preparação dos canteiros (descompactação do solo e incorporação do adubo orgânico e capina). Já o Engenheiro Agrônomo, Gilvani Scatolin Leite, e o secretário de agricultura atuam na orientação e preparo do solo dos canteiros.

Eles também orientam o plantio em sistema orgânico de produção de alimentos, monitoram o desenvolvimento do plantio, a colheita e o beneficiamento dos vegetais. Fazem atuações de cunho educativo com as crianças ressaltando a importância dos vegetais na saúde humana e para a manutenção e proliferação da vida do planeta Terra.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.