Prefeitura de Laranjeiras realiza entrega de óculos através do programa ‘Olho Vivo’

O vice-prefeito Scarpari, em companhia da vereadora Valeide Scarpari e do vereador Valmir Trindade (Sete) contemplaram 40 pacientes pelo projeto

A prefeitura de Laranjeiras realizou na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), mais uma entrega de óculos por meio do programa ‘Olho Vivo’. O vice-prefeito Scarpari, em companhia da vereadora Valeide Scarpari e do vereador Valmir Trindade (Sete) contemplaram 40 pacientes pelo projeto.

O programa

O programa iniciou na gestão de Berto Silva em 2008, onde o secretário de Saúde era Valdemir Scarpari, que hoje é seu vice. Retomaram o projeto em 2017 e já foram entregues aproximadamente 1 mil óculos. “É um programa espetacular, fiquei por quase 20 anos na secretaria de Saúde e é gratificante poder oferecer isso para a população”, relata Scarpari.

A iniciativa é responsável por oferecer à população maior qualidade no tratamento de causas oftalmológicas. O projeto foi implementado para atender as crianças nas salas de aulas, que tinham problemas de visão e não tinham condições financeiras para comprar um óculos e hoje foi ampliado para toda a população.

De acordo com o vice-prefeito, os pacientes passam por consulta com um médico oftalmologista. Com a receita das lentes em mãos, comparecerem até a secretaria de Saúde onde são atendidos por uma Assistente Social, para comprovação de alguns requisitos.

“Conseguimos abranger um grande público através deste programa. Não adianta a secretária de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não tem condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo. Famílias de baixa renda, idosos, crianças, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são beneficiadas e recebem de forma gratuita os óculos”, explicou Scarpari.

Seleção

A seleção das pessoas é feita pela assistente social da secretaria da Saúde, Zilda Guerra. Pelo Programa, são oferecidas as armações e lentes, com modelos variados, resistentes, modernos e atualizados. “Após a entrega da receita e documentos pessoais, é realizado o protocolo de solicitação que após um número expressivo é agendado uma avaliação, onde o paciente experimenta e vê qual armação irá se adaptar e então é feita a confecção do mesmo e efetuamos a entrega coletiva”, explica Zilda.

Cadastro

Para participar do programa municipal é necessário ter o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à residência, solicitar uma consulta com um oftalmologista da rede pública de saúde e possuir a receita médica. Posteriormente o paciente deverá comparecer à secretaria de Saúde portando a receita médica, documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail