Rota das Lavandas é lançado pelo IDR-Paraná

Rota conta com diversas propriedades focadas no turismo da lavanda

A partir desta terça-feira, paranaenses terão uma nova opção de turismo rural (05) com o lançamento, da Rota das Lavandas, na ExpoLondrina, no bosque da Via Rural Fazendinha. Formada por quatro propriedades e um laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a rota conta com campos espalhados pelo Estado e novidades como sorvete, chocolate e geleia de lavanda.

Turistas poderão conhecer sobre a produção e se encantar com a beleza dos lavandários. O processo de extração de óleos e essências destas plantas tanto na lavoura quanto no laboratório poderão ser acompanhados. Fazem parte da rota Carambeí, Londrina, Palmeira e Umuarama.

A criação foi uma iniciativa do programa de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) para apresentar mais esta opção para a geração de renda nas propriedades, além de mostrar ao visitante onde é possível encontrar pontos turísticos e cenários de lavanda no Paraná.

“O instituto já trabalha diretamente com estes produtores ao orientar sobre extração de óleo e comercialização dos produtos e, então, a rota surgiu justamente na ideia de roteirizar os produtos da agricultura paranaense para diversificar a geração de renda dos produtores”, afirma Terezinha Busanello, coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná.

Pontos turísticos

Em Carambeí a rota passa por Het Dorp, um vilarejo holandês no Interior do Paraná focado no turismo rural. Além de conhecer a lavoura, os visitantes do vilarejo podem acompanhar o processo de transformar a planta numa variedade de produtos artesanais. A propriedade conta ainda com uma queijaria e também oferece o contato dos visitantes com bezerros.

Santa Lavanda em Londrina tem o foco no turismo de experiência. Os visitantes são recebidos com uma água saborizada e shortbread de lavanda, tradicional biscoito holandês. Em seguida, assistem a uma palestra sobre os benefícios da planta e a diferença das espécies e, então, seguem para o campo onde aprendem a podar e podem levar um buquê de lavandas para casa como presente.

Em Palmeira econtra-se Lavandário Vale dos Sonho, este é para quem não conhece o sorvete, a geleia de lavanda e o chocolate com a planta. Além do campo de lavandas, o espaço conta também com três lagos, um enorme celeiro country e oferece ensaios fotográficos e visita guiada com agendamento prévio. Os turistas também podem comprar produtos no armazém e participar de cursos de aromaterapia.

Toledo também faz parte do roteiro com a propriedade Alfazenda. Ela oferece um espaço para venda do que é produzido no local e explica sobre o cultivo da lavanda e a extração do óleo essencial.

Quem quiser saber mais sobre a extração do óleo especificamente e como ele pode ser utilizado no dia a dia pode visitar o laboratório TEC BIO, da UEM, que fica em Umuarama. Lá é possível acompanhar o preparo das amostras e a montagem dos equipamentos para extração do óleo, a extração e a análise de qualidade, além de ajudar na produção de um creme hidratante. Pode ainda conhecer o cheiro de 25 diferentes óleos essenciais e testar diversas combinações de sinergias.

Serviço

ExpoLondrina: Lançamento oficial da Rota das Lavandas

Data: 5 de abril, terça-feira

Horário: 15 horas

Local: Bosque da Via Rural Fazendinha, no Parque de Exposições Ney Braga – Londrina

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail