Responsivo

Inscrições para o Ganhando o Mundo 2025 encerram hoje

Atualmente, 28 alunos do NRE de Laranjeiras do Sul vivem esta experiência. Para a edição de 2025, são disponibilizadas 1.200 vagas

As inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2025 encerram hoje (19), com um total de 5.773 estudantes inscritos, representando 1.154 escolas da rede estadual de ensino. Esses candidatos estão ansiosos por uma das 1.200 vagas disponíveis, e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) estima que mais 5 mil alunos participem do processo. Nesse contexto, a coordenadora do programa em Laranjeiras do Sul, Simone Gomes, e as estudantes Brenda, de Nova Laranjeiras, e Estefany, de Laranjeiras do Sul, compartilham um pouco de suas experiências.

Inscrições
Curitiba lidera em número de inscrições, com 727 candidatos. Na Região Metropolitana Sul, 490 alunos de 14 municípios estão inscritos, enquanto no Interior, Cascavel conta com 384 inscritos, Maringá com 307 e Londrina com 296.
O prazo para inscrições é até 19 de abril, sendo feitas pela Área do Aluno do Seed-PR. Os destinos deste ano incluem Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e, pela primeira vez, a Irlanda. Esta é a maior edição do programa desde seu lançamento.

Ganhando o Mundo
O programa concebido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria da Educação (Seed-PR), proporciona intercâmbios internacionais a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná. Os participantes frequentam instituições de ensino nos países anfitriões, oferecendo currículo equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Sua criação foi respaldada pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021 e regulamentada pelos Decretos nº 4.166/20 e nº 4.785/2020. Ao longo de suas edições, já levou 1.240 alunos da rede de ensino a experienciarem imersões culturais nos países participantes, além de adquirirem proficiência em novos idiomas.

Experiências de alunos
As estudantes Brenda Digsasz, de Nova Laranjeiras, e Estefany da Silva, de Laranjeiras do Sul, embarcaram para a Austrália como parte de seu intercâmbio e agora compartilham suas experiências.
A aluna do Colégio Rio da Prata, Brenda, está atualmente residindo em Tasmania-Hobart e frequentando o Elisabeth College na Austrália. Em um vídeo, ela compartilha sua rotina no colégio, iniciando suas atividades às 8h30 e estendendo-se até as 18 horas, com pausas para lanches e almoço. Ela expressa em suas palavras: “O intercâmbio tem sido a melhor experiência da minha vida, estou amando cada detalhe.”
A estudante do Colégio Estadual do Campo Professor Valmir Nunes em Laranjeiras do Sul, Estefany, também está na Austrália, em Tasmania-Devonport. Ela descreve sua experiência como incrível, conhecendo pessoas maravilhosas e desenvolvendo uma ótima relação com sua família anfitriã, que a apoia muito. “Para os jovens que queiram participar digo que aproveitem muito essa oportunidade”, concluiu.

Oportunidade
A Coordenadora da pasta que responde pelo programa Ganhando o Mundo, em Laranjeiras do Sul, Simone Gomes, enfatiza que o programa está na quarta edição e que 28 alunos do núcleo de Laranjeiras do Sul, em 2024, estão atualmente viajando pelo Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, retornando no final do primeiro semestre.
“As inscrições para a quinta edição, oferecem 1.200 vagas para viagens em 2025, e estão abertas até sexta-feira, dia 19. Os critérios de seleção incluem ter sido aluno das escolas públicas do Paraná do 6º ao 9º ano até 2023, ter cursado regularmente o 9º ano em 2023 e estar atualmente no 1º ano do ensino médio, além de ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque, notas iguais ou acima de 7 e pelo menos 85% de presença na escola em 2023”.
Além disso a participação no programa Inglês Paraná e o papel de aluno monitor também são considerados.
Simone ainda destaca que “o programa cobre todas as despesas dos alunos, incluindo passaporte, visto, estadia e viagem, com o objetivo de motivá-los a estudar e melhorar seu desempenho escolar”.