Responsivo

Coronel Vivida: 45 pacientes realizam prova de óculos gratuitos na secretaria de Saúde

Antigamente, este processo era feito em Pato Branco e agora, todo o programa acontece no município. “A iniciativa visa oferecer saúde ocular para todos”, disse a secretária Jaiana Gubert

Na última terça-feira (20) a secretaria de Saúde de Coronel Vivida promoveu uma ação especial dedicada à saúde ocular da comunidade, realizando a prova de óculos para pacientes que realizaram consultas oftalmológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa, segundo a secretária de Saúde Jaiana Gubert, visa proporcionar acesso gratuito à óculos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Como Funciona
Para a secretária, a prova de óculos é parte integrante do processo de cuidados visuais oferecidos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Coronel Vivida. “Após a consulta oftalmológica, os pacientes podem agendar sua prova na secretaria de Saúde e comparecer no horário marcado com a receita oftalmológica”, ressalta.
A responsável pelo agendamento, Sonia Mara do Nascimento Brum, explica que o atendimento começa pela avaliação realizada pelas equipes de saúde da família em crianças e adolescentes, quando realizam a triagem ocular dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) que possibilita identificar a dificuldade visual nessa população, para serem referenciados ao profissional oftalmologista. “Temos consultas mensais com oftalmologistas credenciados e mutirões na secretaria de saúde para reduzir as filas, já que essa é uma especialidade com alta demanda”.

Resultados
Na data, 45 pacientes, incluindo adultos e crianças, tiveram a oportunidade de realizar a prova de óculos. “Esse esforço reforça o compromisso da administração em garantir que cada cidadão tenha acesso aos cuidados visuais essenciais para uma vida saudável”, destaca Jaiana. A próxima oportunidade de prova de óculos está agendada para o dia 05 de março.

Importância
Para a Jaiana, a saúde visual é fundamental para o bem-estar geral, e essa ação é mais um passo em direção a uma comunidade com mais qualidade de vida. “Lembramos a todos os pacientes que agendem sua prova de óculos e compareçam com a receita para garantir o melhor atendimento”.
Falando sobre a iniciativa, Sonia Mara do Nascimento Brum, responsável pelo agendamento, explicou que a prova de óculos sempre foi realizada, mas anteriormente os pacientes precisavam se deslocar até Pato Branco para isso. “Agora, buscamos agilizar o processo e garantir que os pacientes não tenham que se ausentar por longos períodos das suas responsabilidades diárias”.
Sonia explica quais são os critérios para que um paciente seja elegível para participar desta prova de óculos. “O primeiro é ter porta de entrada no SUS. Quando é paciente inicial, precisa de encaminhamento do clínico geral para o oftalmologista”, explicou. “Para evitar deslocamentos desnecessários, realizamos as provas de óculos duas vezes por mês na própria secretaria de Saúde”.

Coronel Vivida abastece 100% dos prédios públicos com Energia Solar

Proximidade
Segundo a responsável pelo agendamento, a iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade, com os pacientes elogiando as armações e o atendimento prestado. “Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Juntos, construímos uma Coronel Vivida mais saudável e acolhedora”, concluiu.