Goioxim: comunidade Diamante recebe sistema de abastecimento de água potável

A estação vai “suprir a necessidade de cada família” que passou mais de uma década sofrendo com a escassez, afirma a diretora de departamento Vania Bonatti Zorzanello

Ter água potável em suas casas sempre foi o sonho dos moradores da comunidade Diamante, em Goioxim, pois passavam por extremas dificuldades em períodos de estiagem. Pensando na necessidade da população a administração municipal trabalha desde 2017 para tornar esse sonho realidade.

Durante evento a prefeita, Mari Terezinha da Silva, realizou a entrega do sistema de abastecimento de água potável para os moradores da comunidade, inaugurando o projeto feito em parceria da prefeitura com a Sanepar e o Instituto Água e Terra (IAT). O momento contou com a presença de grande parte dos moradores da comunidade e autoridades municipais, ocasião em que a prefeita discursou sobre o processo do projeto desde o seu início até a sua concretização. Para festejar o sonho realizado, houve brinde entre todos os presentes.

O investimento para a estação de abastecimento foi de R$ 428,5 mil. Uma obra que demandou o emprenho de profissionais de várias secretarias.

Colaboração e início da obra

A diretora de departamento Vania Bonatti Zorzanello assumiu o projeto a menos de seis meses já em sua fase final. Ela conta que o início da obra começou quando, em 2017, a prefeitura foi contemplada com a perfuração do poço. Desde então iniciaram-se os estudos de viabilidade de instalação. “Houve a parceria da prefeitura com o IAT para a perfuração, houve a colaboração dos munícipes com a doação do terreno para perfuração do poço e também para a instalação do reservatório”, relata Vania. “E foi buscado parceria com a Sanepar para instalação da rede de água”.

A instalação propriamente começou em 2020 e foi concluída no final de 2021. Em maio desse ano a Sanepar liberou a obra para que finalmente fosse entregue a população de Diamante.

Vania ressalta que o projeto vai atender 94 famílias da comunidade e que o abastecimento de água será totalmente gratuito. “A rede instalada é igual a da área urbana, com a instalação de hidrômetros individuais para cada casa”.

“A população ficou muito feliz, pois a comunidade sofre com a escassez de água a mais de uma década, e a implantação desse projeto, felizmente, conseguirá suprir a necessidade de cada família”, acrescenta.

Projeto em frente

Vania fala sobre outro projeto de abastecimento de água potável, que já está concluído para a comunidade Faxinal, e será entregue no dia 1º de julho. “O município foi contemplado com a perfuração de mais dois poços artesianos, os quais serão perfurados na comunidade de Alto Alegre e Santa Luzia (Lambedor), comunidades que também necessitam de atendimento quanto ao fornecimento de água potável”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail