Termina hoje (31) a Semana Mundial sem Tabaco que reuniu profissionais para discutir medidas de prevenção e combate ao tabagismo

O Paraná é o representante da região Sul, que vai levar as discussões feitas aqui para outros estados

Na segunda-feira (23) começou a Semana Mundial sem Tabaco 2022 que termina hoje (31). Diversas ações e atividades foram realizadas sobre o combate e controle do tabagismo em Curitiba. O intuito é que sejam tomadas melhores ações, com o desenvolvimento de políticas públicas para lidar da questão. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com a participação do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

As discussões desse encontro serão levadas para outros estados. O Paraná representa a região Sul no Projeto de Aprimoramento da Política Nacional de Controle do Tabaco. Representantes das 22 Regionais de Saúde estivem presentes nas reuniões, incluindo também conselhos profissionais, secretarias estaduais e municipais, distrito sanitário indígena, sociedades científicas, conselhos de saúde e universidades.

Em relação ao tratamento ofertado e aos ambientes livre do tabaco, foram conversadas atitudes para que haja uma cooperação em prol da questão. A Unidade de Saúde Mãe Curitiana recebeu a visita de equipes do projeto. Na unidade são realizados o tratamento para o fim do tabagismo. Outro que esteve presente nas atividades foi o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), para ressaltar o apoio dos municípios com a ação.

Cézar Neves, secretário de estado da Saúde garante que “a participação de tantos profissionais engajados em diminuir os índices do tabagismo no Paraná e em outros estados é uma grande conquista para a saúde. Uma semana de muita troca de conhecimento que será expandido para todos os municípios com o objetivo de informar a população e levar atendimento para quem desejar deixar o vício”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail