Vídeos de ASMR ajudam pessoas com neuroticismo e ansiedade

Fenômeno popularizado com vídeos online desperta as melhores sensações

A Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano (ASMR), indica uma sensação que ocorre de forma involuntária em resposta a um estímulo e desperta intenso prazer. O fenômeno se popularizou com vídeos online, em que sons e imagens específicos despertam estas sensações.

Nem todos conseguem experimentar ASMR, sensação de formigamento despertada por estímulos específicos, como o som de sussurros, a imagem de alguém escovando o cabelo ou o toque ao receber uma massagem. Ela começa no couro cabeludo e pescoço, e pode se espalhar para o resto do corpo.
Um estudo do departamento de psicologia da Northumbria University sugere que a capacidade de sentir o fenômeno pode estar relacionada a traços maiores de ansiedade e neuroticismo. Os pesquisadores concluíram que a sensação pode beneficiar quem a vive, auxiliando na redução de estados momentâneos de ansiedade.

Os participantes mais ansiosos e neuróticos apresentaram níveis maiores de ansiedade antes de assistir ao vídeo, o que foi reduzido com a experiência.
Para medir o engajamento, os pesquisadores aplicaram questionários com perguntas sobre o potencial do vídeo de acalmar e relaxar, provocar desconforto e levar à sensação de sono. Aqueles que se engajaram mais com o vídeo tiveram maior redução em seu estado de ansiedade.
Para sua melhor compreensão, os pesquisadores sugerem que próximos estudos incluam técnicas de imagem cerebral, como ressonância magnética funcional e eletroencefalograma, para identificar potenciais mecanismos que levam à redução de ansiedade proporcionada pela ASMR.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail