400 produtores são contemplados com o programa ‘Pacote Agrícola’ de Guaraniaçu
Ofertado pela prefeitura pelo 7º ano consecutivo, cada agricultor recebeu um saco de milho. R$ 2 milhões foram investidos para esta etapa
Pelo 7º ano consecutivo, os pequenos agricultores de Guaraniaçu foram contemplados com sacas de milho gratuitas. A ação é promovida pela prefeitura e nesta etapa, mais de 400 pacotes foram distribuidos. O evento de entrega aconteceu na última quinta-feira (10).
Fomento à agricultura
O programa ‘Pacote Agrícola’ foi criado pela administração do prefeito Osmário Portela (PSD). Para adquirir o insumo, a prefeitura investiu R$ 2 milhões. Para participar, os produtores estavam inscritos no Cadastro de Produtores Rurais (Cad/Pro). Cada agricultor recebeu uma saca.
Conforme o vice-prefeito, José Gracioso, que nasceu e cresceu na agricultura, o projeto foi pensado para beneficiar os pequenos produtores, pois ao se tratar algo subsistencial, dificuldades são encontradas. “Ouvíamos frequentemente a necessidade de investir na agricultura, para evitar que ela se torne apenas um ofício para os aposentados, enquanto os jovens migram à cidade. A convite do prefeito, entregamos este programa que há anos traz alegria à população”, destaca José.
Ele detalha que o programa foi feito com dedicação e trabalho em equipe. “Há sete anos a secretaria da Agricultura, em colaboração com a administração segue na garantia que esses recursos alcancem diretamente os agricultores”, completa o vice.
Orgulho
Segundo o prefeito Osmário, ao encerrar mais uma etapa, a administração alcança novamente o propósito anual, que é beneficiar os produtores rurais. “Durante todos esses anos, encontramo-nos repetidamente em ocasiões como esta, repletas de imensa alegria. Isso ocorre porque estamos servindo àqueles que são o cerne da força de trabalho, cujas mãos estão calejadas pelo trabalho árduo, nossos agricultores”, enfatiza Portela.
Osmário explica que este é, sem dúvida, o investimento mais importante. “Quando um indivíduo pega uma semente de milho, a planta e a cultiva, está proporcionando alimento para seus animais e muito mais. É uma dádiva notável, que alcança e beneficia diretamente aqueles que estão envolvidos na produção”, disse o prefeito.
“Quanto aos recursos, tenham em mente que não afetam somente a agricultura. Eu os vejo como um investimento amplo, até mesmo no comércio. Esse dinheiro que receberam terá um impacto direto no comércio”, completou Portela.
Contemplados
Conforme o Sêo Carlito Pietrobom, que recebeu a bonificação, o programa é uma grande ajuda aos produtores. “Qualquer ajuda que recebemos é valiosa, seja para plantar ou cuidar de nossas criações. O milho serve para que eu trate meus boizinhos. Muitos benefícios são alcançados e ainda reduzimos as despesas”, disse o produtor.
Dona Rose Vier, foi contemplada novamente. Segundo ela, graças ao projeto, consegue alimentar os animais e para o gasto comum. “Pela segunda vez estou aqui e agradeço à prefeitura pelo programa”, disse a agricultora.