Alongamento de unhas: como manter lindas e mais naturais possíveis

Conheça os procedimentos mais usados, os cuidados e dicas para manutenção depois da remoção

Procedimentos estéticos, roupas, sapatos, maquiagem e é claro as unhas, são opções amadas pelas mulheres para se sentirem ainda mais belas. Ter unhas compridas e impecáveis é um desejo de muitas e  requer um pouco mais de trabalho. Por isso, muitas acabam recorrendo ao alongamento.

Essa técnica se alastrou entre as mulheres, pois além de ficarem lindas, também facilitam a rotina. Isso porque são mais práticas e fáceis de pintar. Já que o alongamento possibilita que a mulher fique com as unhas lindas e intactas durante semanas. Sem contar que com as técnicas atuais o aspecto dos alongamentos é bem natural.

A Nail Designer Jesuele Mendes conta que existem várias técnicas e que as mais procuradas são os feitos em gel e acrílicos. “Ambas são resistentes e o resultado é bem natural, são feitos de acordo com cada tipo de unha e com o gosto da cliente’’.

Segundo Jesuele, para fazer o procedimento é usado extensão de fibra, molde para ter onde alocar o gel ou o acrílico. Mas  antes é necessário retirar a oleosidade da unha e a umidade lixando um pouco. Sem contar o uso de preparadores e o desidratador. “Tem que fazer o procedimento correto para não acabar descolando a unha’’, diz Jesuele.

Ela explica que em cima dos moldes é trabalhado o gel ou o acrílico com pontos de tensão. “O alongamento é artificial, mas precisamos deixar o mais natural possível, então deve ser trabalhado bem o material e deixando uma estrutura certa.

Cuidados

Independentemente dos tipos de alongamento de unhas, é fundamental que a cliente seja orientada a fazer a manutenção no tempo recomendado. Isso porque ela pode ter desde problemas simples, como o descolamento das fibras, até mais sérios, como a infiltração e proliferação de fungos.

“Os cuidados necessários são os mesmos de uma unha natural apesar de o alongamento ser mais rígido, não bater, não abrir objetos. Se for usar muita água ou produtos de limpeza muito fortes, fazer o uso de luvas’’, orienta a profissional.

A manutenção depende de cada pessoa. Vai depender do crescimento da unha e do gosto, geralmente é recomendado até 30 dias o prazo de manutenção. “Cada profissional tem sua forma de trabalhar, mas esse é um cuidado especial que as mulheres tem que ter’’, diz.

Possíveis alergias

Apesar dos materiais serem hipoalergênicos, podem ter reações, pois há mulheres que tem alergia aos componentes dos materiais utilizados, para evitar, a profissional precisa usar produtos de procedência registrados pela anvisa e também o cuidado pessoal, além da manutenção no tempo certo, pois que pode acumular umidade e sujeira nas unhas e surgir fungos. “Fazendo o processo com produtos de qualidade e registrados, não terá problema’’, orienta.

Pós alongamento

A manicure especialista em reconstrução de unhas, Daiane Maurer, ensina alguns cuidados para quem quer dar um tempo no alongamento. “Deve-se analisar cada caso, mas alguns cuidados podem ajudar a recuperar a queratina que é perdida com o alongamento, com muita hidratação, massagens com óleo de rícino ou de uva. E enquanto estiver na recuperação das mesmas caso vá mexer com produtos de limpeza o uso de luvas é indicado’’, explica.