Crotalária e o combate ao mosquito Aedes Aegypti em Foz do Jordão

A iniciativa de distribuir as sementes da planta, foi da vereadora Noreci Claro

Com a chegada do clima mais quente, uma das principais preocupaçãoes não só na região, mas em todo Brasil, é o aumento de casos de Dengue.

Pensando nisso, e sabendo da grande quantidade de casos de Dengue que o município de Foz do Jordão registrou no ano passado, a vereadora Noreci Claro, teve a iniativa de fazer uma indicação para que o Executivo através da secretaria de Agricultura adquirisse sementes de uma planta chamada Crotalária, que é eficiente no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

“Eu acabei descobrindo por acaso esse planta e fui pesquisar mais a fundo e achei muito interessante e válido”, disse a vereadora.

A flor amarela da Crotalária, produz um determinado odor que atrai a libélula, o principal predador do mosquito Aedes Agypti

A flor amarela da crotalária, produz um determinado odor que atrai a libélula, o principal predador do mosquito Aedes Agypti

Sabendo da necessidade de ações concretas para o combate do mosquito, ela resolveu adquirir as sementes pagando do próprio bolso.

“Eu já sabia como adquirir e acaei comprando pelo Mercado Livre e inclusive o secretário de Agricultura, Jauri Quatrim, dividiu o custo comigo, no total compramos seis kg”.

Conforme Noreci, a equipe da Apae ajudou a montar os pacotinhos, com aproximadamente 20 sementes em cada, o que rendeu pouco mais de 2.000 unidades.

“Coloquei um informativo na embagem e e fui nas escolas fazer a distribuição e explicar como funcionava, depois deixei nas farmácias, agropecuárias e fiz uma divulgação nas minhas redes sociais”, explicou Noreci.

Como funciona

A flor amarela da Crotalária, produz um determinado odor que atrai a libélula, o principal predador do mosquito Aedes Agypti.

Além da libélula se alimentar do mosquito, ela põe seus ovos no mesmo lugar que ele, e as larvas da libélula comem as do Aedes.

Para plantar, basta colocar as sementes em um vasinho, em uma profundidade mínima de 1 cm, regar por três dias. Em torno de uma semana depois ela já estará germinada.

De 30 a 60 dias, a planta já começa a dar flor, e é uma planta que se adapta em qualquer terreno.

A Crotalária vive de seis meses a um ano e então morres, sendo necessário colher as sementes para rplantar. Ela é um adubo verde, isso significa que ela trás nitrogênio para a terra, tornando-a muito fértil.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail