Engie disponibiliza cinco mil vagas para cursos de tecnologia

Em colaboração com a Cubos Academy, esta ação procura melhorar a formação e as oportunidades de emprego para jovens, atendendo à carência existente no mercado tecnológico brasileiro

A ENGIE Brasil Energia, empresa que opera as Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório, em parceria com a Cubos Academy, empresa de capacitação em tecnologia, abriu cinco mil vagas para cursos introdutórios de Desenvolvimento de Software, Design UX/UI, Análise de Dados e Product Management. Denominada ‘Profissionais do Futuro’, a iniciativa tem como foco principal impactar as comunidades próximas às operações da empresa, em mais de 10 estados. Para participar é necessário estar matriculado no Ensino Médio e ter conhecimentos básicos de informática.

De acordo com o levantamento feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudo do Trabalho (Seet), do Ministério do Trabalho e Emprego, 5,2 milhões de jovens até 24 anos estão desempregados. Essa foi também uma preocupação relatada no diálogo com Stakeholders, programa estruturado pela ENGIE Brasil Energia, que ocorre a cada dois anos em todas as suas instalações operacionais e tem como objetivo ouvir as comunidades locais.

Preocupação

“A preocupação com o futuro dos jovens está presente em todas as regiões do país. Foi assim que nasceu a vontade de estruturar iniciativas para agir de forma rápida e efetiva. Através da colaboração com a Cubos, estamos empenhados em criar ambientes, oportunidades de capacitação e emprego.”, destaca Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.

As aulas serão ofertadas pela plataforma da Cubos no modelo assíncronas ou seja, podem ser acessadas posteriormente em um horário que for mais conveniente para os estudantes. Os alunos podem se inscrever em um ou mais cursos disponíveis. Além dos introdutórios à tecnologia, estarão disponíveis cursos especiais sobre soft skills e demais habilidades que auxiliarão os participantes a reconhecerem o perfil esperado das profissões de tecnologia, apoio à preparação de entrevistas de emprego e técnicas de como destacar o perfil no LinkedIn. Após a conclusão do curso, serão disponibilizados certificados de participação.

“A Cubos Academy nasceu com a proposta de transformar realidades por meio da educação. Projetos como este com a ENGIE, nos orgulha, porque representam mais possibilidades de inserção de pessoas na área de tecnologia, principalmente em cidades do interior do Brasil. Sabemos que, com as oportunidades da área, um único estudante formado pode impactar positivamente a vida de suas famílias e até mesmo repercutir no desenvolvimento de suas cidades em curto prazo. Estamos felizes para mais este programa de alto impacto”, expõe o CEO e Fundador da Cubos Academy, José Messias Jr.

A parceria com a Cubos Academy integra o Programa de Educação da ENGIE Brasil Energia. Que nos últimos dez anos, investiu cerca de R$ 8 milhões em apoio a mais de 1.200 projetos voltados à Educação.

Oportunidade de formação

Os estudantes que concluírem ao menos um curso introdutório poderão concorrer a 100 bolsas para se aprofundar na área desejada. Serão aplicados quatro testes; raciocínio, perfil, situacional e motivacional, ofertados por uma consultoria de recursos humanos. Depois de uma avaliação realizada pela Cubos Academy, os alunos terão a chance de competir por bolsas de estudo integrais.”

Os cursos aprofundados têm carga horária total de até 600 horas. Parte do conteúdo ficará disponível para estudo prévio e a maioria das aulas acontecem de forma síncrona, com professores disponíveis ao vivo para esclarecer as dúvidas dos alunos.