Espigão Alto do Iguaçu: tudo pronto para a 2ª Festa Julina Integrada

Marcada para acontecer nos dias 8 e 9 de julho, a festa promete ser, segundo a secretária de Educação Susi Maciel Velho, uma das maiores do município

A 2ª Festa Julina Integrada de Espigão Alto do Iguaçu acontece neste final de semana no Ginásio de Esportes Poliesportivo Ludovico Czechowski. A comissão organizadora do evento fez uma nova reunião, entre os preparativos que vem acontecendo para a realização da festa. Dessa vez, a discussão girou em torno dos trâmites finais do evento.

Atrações

A festa vai começar na sexta-feira (8) as 14 horas, contando com danças e quadrilha, que serão apresentadas pelas crianças das escolas municipais. A noite haverá show com cantores locais como Adilson Hack e Joãozinho do Acordeon.

No sábado (9), a festa está marcada para começar as 15 horas, também com apresentações de danças e quadrilha. Às 19 horas vai se iniciar a agenda cultural oficial do evento, contando com a participação especial do cantor e gaiteiro Índio Aragano de Laranjeiras do Sul que fará uma apresentação junto do grupo de danças da terceira idade, o Clube Unidos Venceremos. Em seguida haverá baile com a banda Coração Latino e o acendimento da fogueira de doze metros vai acontecer às 21h30 com show de fogos.

Haverá parque inflável, touro mecânico, cama elástica e pescaria.

Um grande evento

Segundo a secretária de Educação, Susi Maciel Velho, o público pode ser superior a quatro mil pessoas, tendo em vista os dois dias de evento. “A Festa surgiu de uma ideia com os nossos professores e diretores, para que fizéssemos um evento único”, relata Susi. “O prefeito Agenor Bertoncelo nos deu total apoio e respaldo para fazermos o evento, a única coisa que nos pediu é que todo o lucro obtido nos dois dias de festa seja revertido para as cinco escolas municipais e o CMEI”.

Susi conta que além das comidas e bebidas tradicionais, o evento contará com uma gastronomia diferenciada. Também as atrações e a fogueira prometem a vinda de um bom público. “Esperamos contar com a presença de todos, que certamente será uma linda festa. O ginásio de esportes está muito bonito, o prefeito Agenor está fazendo toda revitalização do espaço esportivo”, acrescentou ela, em referência a melhoria do Ginásio de Esportes Poliesportivo Ludovico Czechowski, feita com recursos próprios do município.

Integração e socialização

Susi agradece ao prefeito Agenor, aos patrocinadores, a equipe da secretaria de Educação, diretores, professores, cozinheiras e zeladoras; e equipes de servidores. “Tem muita gente envolvida para fazer desta uma das maiores festas julinas de Espigão”.

A secretária afirma que o objetivo principal da festa é promover a integração entre as famílias, principalmente entre a comunidade escolar e a comunidade em geral. “É importante lembrar que uma festa julina é um dos melhores métodos para o aprendizado da história e das tradições do nosso próprio país, através de danças, comidas típicas, fogueiras”.

Ela ressalta que por meio de um evento como esse é possível inserir todas as pessoas na cultura de seu país. Além disso, a socialização entre a população é outro dos objetivos principais da festa. “Queremos proporcionar com esse evento um ambiente onde as pessoas possam se divertir e interagir, fortalecendo os laços com a comunidade escolar”.

Outro ponto destacado por Susi é o fato de que a população está voltando a normalidade da vida social após o auge da pandemia, e com isso é importante proporcionar eventos que suscitem a socialização.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail