Estado oferece benefícios para mesários voluntários nas eleições

O principal benefício é a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos

Um voluntário que trabalha no dia das eleições, recebe muitos benefícios, como a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem ter o salário prejudicado, sob declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

No Paraná os benefícios são muitos. De acordo com a lei estadual 19196/2017, os eleitores convocados são isentos de pagar a taxa de inscrição em concursos públicos no estado.

Benefícios

O benefício dura dois anos e deve ser comprovado por meio de apresentação, no momento da inscrição para o concurso, estando o candidato com o documento expedido pala Justiça Eleitores, com o seu nome de eleitor e a função que este desempenhou, turno e data da eleição.

É importante ressaltar que a isenção é permitida para concursos públicos feitos pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público Estadual.

O direito ao benefício só é válido se o eleitor comprovar o serviço realizado à Justiça Eleitoral por dois eventos eleitorais, não precisando serem consecutivos. E também a validade é só para as pessoas convocadas e nomeadas pela Justiça e que realizaram serviços no período eleitoral para a preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos.

Outros benefícios são o auxílio-alimentação para o dia da eleição, créditos em disciplinas de cursos de ensino superior em convenio com os tribunais eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, se expresso no edital e de desempate em outros concursos públicos, se previsto no edital.

O deputado Ademar Traiano (PSDB), autor da proposta, afirmou: “Assegurando a isenção do pagamento de valores de inscrição em concursos públicos, oferece-se não só um incentivo aos que prestam o compromisso cívico, como também se busca a valorização desses cidadãos”.

Para os interessados em se inscrever como mesário voluntário, basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TER) e realizar o cadastro.

O trabalho de um mesário

O mesário trabalha na Seção Eleitoral, desde o início até o fim da votação. Ele recebe o eleitor, confere sua assinatura no caderno de votação, libera a urna eletrônica para que o eleitor possa votar. Ele também promove o sigilo do voto e tranquilidade no ambiente, cuidando da urna durante toda a votação. Para ser um mesário é necessário ter responsabilidade e honestidade. Acima deve facilitar o contato com o eleitor, demonstrando interesse e vontade em ajudar.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail