Conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná

As eleições ocorrerão no dia 2 de outubro e caso necessário a data programada para o segundo turno é 30 de outubro

No dia 2 de outubro ocorrerá o primeiro turno das eleições 2022. Caso necessário segundo turno para as majoritárias, a data programada é 30 de outubro.

Confira a lista dos pré-candidatos anunciados por partidos até esta segunda-feira (4). O Podemos está entre as siglas que ainda não oficializou pré-candidato.

Carlos Roberto Massa Júnior (PSD)

Atual governador do Paraná, Ratinho Junior é empresário, administrador de empresas e comunicador. Entrou para a política em 2002, quando foi eleito deputado estadual do Paraná.

Em 2006, foi eleito deputado federal, e reeleito em 2010. Em 2012, concorreu à prefeitura de Curitiba. Dois anos depois, em 2014, foi eleito deputado estadual.

Antes de ser governador, Ratinho Júnior também foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Angela Machado (PSOL)

Angela Machado é professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, e militante das causas da educação, das mulheres e minorias.

Em 2020 disputou também pelo PSOL, ao cargo de vereadora na Câmara de Curitiba.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Boca Aberta (Agir)

Popularmente conhecido por Boca Aberta, Emerson Miguel Petriv é operador de equipamentos de comunicação. Natural de Londrina, foi o vereador mais votado da história da cidade nas eleições de 2016, quando ingressou na política.

No primeiro ano de mandato, teve o mandato cassado pela Câmara de Londrina por quebra de decoro parlamentar.

Foi eleito deputado federal em 2018 pelo Paraná com uso de uma liminar para poder concorrer. Teve seu diploma eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e perdeu o mandato na Casa em virtude de uma condenação criminal por denunciação caluniosa em 2021, confirmada por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), e pela cassação em 2017.

Foto: Reprodução

Cesar Silvestri Filho (PSDB)

Formado em direito foi deputado estadual em 2010 e, por duas vezes, prefeito de Guarapuava. Cesar Silvestri Filho esteve à frente da cidade entre 2012 e 2020. Durante sua gestão como prefeito foi vice-presidente da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

No começo de 2022 Cesar se filiou ao PSDB para ser lançado como pré-candidato ao Palácio Iguaçu. Antes, presidia o Podemos no Paraná, mesmo partido de Sergio Moro.

Foto: Divulgação Alep

Filipe Barros (PL)

Filipe Barros é advogado e foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal em 2018. Antes disso, foi vereador de Londrina por dois anos (2017-2018).

O parlamentar é correligionário do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Câmara dos Deputados

Moisés Ricardo Scariotte (sem partido)

Moisés Ricardo Scariotte é formado em direito, 2º Sargento da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e integrante do 20º Batalhão. Por ser da ativa, não possui filiação, o que é permitido pelo Código Eleitoral.

Em 2020, concorreu às eleições disputando o cargo de vereador em São José dos Pinhais.

Foto: Divulgação

Requião (PT)

Roberto Requião, é formado em jornalismo e direito. Começou em cargos públicos eletivos como prefeito de Curitiba, em 1985. Depois, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

Em 1991 iniciou o primeiro mandato como governador do Paraná, cargo para o qual foi eleito duas vezes, em 2002 e depois em 2006.

Antes, entre 1995 e 2002, foi senador pelo Paraná. Requião voltou ao Senado Federal entre 2011 e 2019. Após 40 anos filiado ao MDB, o ex-governador deixou o partido e ingressou no PT em março deste ano.

Foto: Eduardo Matysiak/PT-PR

Solange Ferreira Bueno (PMN)

Solange Ferreira Bueno é professora de música. Natural de Maringá, no norte do estado, é a primeira vez que disputará um cargo público nas eleições.

Foto: Divulgação

Vivi Motta (PCB)

Vivi Motta é formada em ciências sociais e psicóloga. Foi professora de sociologia na rede estadual de ensino.

Motta é integrante do Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro no Paraná, e iniciou a militância aos 15 anos de idade na luta pelo passe livre estudantil.

Foto: Divulgação/PCB

Zé Boni (Agir)

Conhecido como Zé Boni, José Maria Boni é administrador, contador e empresário de Loanda. Foi vereador de Santa Cruz de Monte Castelo, na mesma região, em 1996.

Também foi superintendente da Companhia da Habitação do Paraná (Cohapar).

Em 2018, concorreu ao cargo de senador pelo Paraná, e nas eleições gerais, em 2020, disputou o cargo de prefeito de Curitiba.

Foto: Murilo Souza/RPC

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail