Mari Terezinha e Viviane Comiran representam a Cantu no 1º Encontro de Prefeitas do Paraná

Evento que começou ontem e termina nesta quarta-feira discute o fortalecimento da mulher na política

A mulher tem buscado sua representatividade na política e aos poucos vem ganhando seu espaço, não é à toa que em 2020 elas bateram o recorde de candidaturas femininas no Brasil. No Paraná não foi diferente, isso pode ser demonstrado através dos números de mulheres eleitas nas prefeituras. Um aumento de 17,95% em relação à eleição de 2016, passando de 29 para 39 municípios. Com o objetivo de fortalecer, integrar e aumentar ainda mais a representatividade das mulheres, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) realiza desde ontem (24) o 1º Encontro das Prefeitas do Paraná. O evento ocorre em Curitiba e termina nesta quarta-feira (25), reunindo as prefeitas paranaenses em torno de temas relevantes no contexto da gestão pública e da participação mais ativa das mulheres unidas na política.

Cantu

Entre 19 municípios da região da Cantuquiriguaçu, dois deles têm prefeitas no comando: Goioxim, com Mari Terezinha da Silva, e Ibema, com Viviane Comiran. Elas estão na capital paranaense participando do encontro.

“A expectativa é grandiosa, de estar reunindo essas mulheres para trocas de experiências, conhecimento, amizade e fortalecimento para continuarmos trabalhando. Acredito que todas as prefeitas estão dispostas para levar novas experiências políticas para os seus respectivos municípios”, declarou Mari Terezinha.

O encontro

A ideia é somar forças a este forte movimento que vem incentivando uma participação mais efetiva das mulheres na política, seja por iniciativa dos governos, partidos políticos, associações e movimentos independentes. Para debater temas relevantes para as prefeitas, valorizando a participação das mulheres na política e nas gestões municipais, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, foram convidadas a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM); Tania Ziulkoski e a 1ª do Paraná, Luciana Saito Massa, além da presença da  ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

“Queremos ter uma presença feminina maior nas disputas eleitorais, não apenas para prefeitas, mas também para outros cargos do executivo e do legislativo – vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, senadoras, governadores e presidenta da república”, destaca o presidente da AMP, Júnior Weiller, daí a importância da realização de encontros como estes.

Integrar e avançar

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná tem o objetivo de valorizar as mulheres prefeitas e, também, das suas gestões à frente dos municípios, o que vem sendo feito por elas com muita competência. “A finalidade é integrar e fortalecer as prefeitas, criando um ambiente para a interação entre elas, e propiciar a troca de experiências e o aprendizado com as palestrantes que participarão do encontro”, acrescenta Weiller.

A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski explica que apesar de ter crescido o número de mulheres eleitas em 2020, o processo ainda é lento no Brasil. “Nossos países vizinhos já conquistaram avanços como a paridade de gênero na política, enquanto nós somos a lanterninha quando o assunto é participação política feminina”. Ela ainda acrescenta que atualmente as prefeitas ocupam 12,5% dos assentos no executivo municipal e as vereadoras 15,99% do legislativo, ambos os maiores percentuais de mulheres nesses cargos na história do país.

Programação – 25/08

Luciana Saito Massa – 1ª dama do estado do Paraná – 19 horas

Damares Alves – ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos – 20 horas

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail