O Executivo de Foz do Jordão aposta no poder feminino

O município é o único na Cantu a ter seis secretarias comandadas por mulheres

O município de Foz do Jordão é o único na região que possui maioria feminina no comando das secretarias. Com dez pastas ao todo, seis delas são gerenciadas por mulheres. O Correio do Povo entrevistou o prefeito Francisco Clei da Silva, que contou, que para ele as mulheres vêm com uma nova visão. Ele lembrou que em sua vida sempre teve mais contato com mulheres do que homens, isso por sua profissão de mascate. “Uma curiosidade para ser compartilhada é que nasci em 08 de março, então as mulheres fazem parte direta e indiretamente da minha vida”.

Trabalho magnífico

O prefeito ressalta, que é necessário acabar com o estigma de que homens podem mais que mulheres, pois elas são capazes de fazer muito, e em sua gestão estão desenvolvendo um trabalho magnífico em cada setor que atuam. “A gestão passada deixou muitas coisas pendentes nas secretarias, e não levavam a sério o trabalho, e com a entrada das secretárias, os projetos foram abraçados com seriedade e planejamento acima de tudo, pensando no bem-estar de todos”, relata.

Quando perguntado sobre os diferenciais das mulheres, Clei destacou o instinto maternal e visão atenta, abraçando a secretaria na qual trabalham, e sucessivamente a população da cidade.

No meio de tanto estrógeno e sabendo quão forte é a opinião feminina, muitos homens talvez não se sentiriam a vontade, mas não é o caso do chefe do Executivo de Foz do Jordão.  “Às vezes como prefeito me sinto um pouco acuado em meio a tantas mulheres, porém entendo o propósito de cada uma delas, a vontade de vencer e fazer o que é melhor para todo o município”, afirma. 

Assistência Social

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marisangela Gonçalves da Silva, explica que seu maior desafio foi assumir a cadeira sem nenhuma experiência em gestão pública. “O ano de 2021 foi de muito aprendizado e experiências. A maior demanda dos serviços ofertados pela secretaria são solicitados por mulheres, pois estão à frente de seus lares, buscando os direitos de seus familiares”, explica.

Nesse sentido, Marisangela afirma que a visão feminina na gestão desta secretaria, aproxima o poder público das mulheres que lutam diariamente pela sobrevivência e melhor qualidade de vida para si e sua família.   

Saúde

Joceli Almeida de Moraes, secretária de Saúde de Foz do Jordão, diz que se sente privilegiada em estar à frente de uma das pastas mais importantes do município. “Como mulher, temos como destaques principais: a autonomia, liderança e a persistência, tanto no âmbito familiar, empreendedor quanto no ambiente de trabalho. Parabenizo todas as mulheres neste mês dedicado a nós, e que todas consigam alcançar seus objetivos e sonhos, somos vitoriosas lembrem-se sempre disso”.

Indústria e Comércio

Para Mirielli Scheleski, secretária de Indústria, Comércio e Turismo, ser mulher, jovem e estar à frente de uma secretaria é muito desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante.  “Sinto que além de ocupar um cargo de liderança, posso inspirar e incentivar outras mulheres a empreenderem, a ter independência financeira, e acreditarem em seu potencial”. Ela diz ainda que fazer parte de uma gestão municipal que valoriza e acredita no trabalho feminino tem sido um diferencial. “Desejo que cada vez mais as mulheres tenham espaço na sociedade, seja na gestão pública, no empreendedorismo ou nos demais segmentos”, enfatiza.

Administração

Pela primeira vez na história de Foz do Jordão, a pasta de Administração é encabeçada por uma mulher, Cristiele Schirmer Teixeira. A secretária afirma ser uma honra. “O prefeito Francisco Clei está sempre valorizando a importância da mulher na sociedade e na vida política, e com isso quero neste mês parabenizar todas as mulheres”. 

Educação e Cultura

À frente da Educação e Cultura, está Marcia Oliveira Antunes, que vê como diferencial o fato das mulheres possuírem um olhar mais apurado, com mais garra e determinação, equilibrando a vida doméstica e a profissional. “As dificuldades da mulher ser responsável por um grande cargo são gigantes, mas a energia que ela possui, sua disposição e a brilhante forma de pensar, faz com que uma nova forma mais colaborativa e participativa de gestão seja criada”, afirma. “Como as mulheres lutaram pelo direito e espaço que ocupam hoje, elas não ouvem não sem argumentar”, reafirma a secretária.

Finanças

Carla Nunes, que encabeça a secretaria de Finanças, afirma que é fundamental  ter a presença da mulher com todos os seus caprichos à frente de uma pasta com significância. “Sabe-se que historicamente, os locais com mais visibilidade eram ocupados sempre por homens. E na atual gestão, temos essa oportunidade”.

Na visão de Carla, as mulheres são muito cuidadosas e sensíveis naquilo que fazem, e para ela, esse é o diferencial que tem dado certo.

“A secretaria de Finanças é o coração de toda a prefeitura, e comandá-la traz uma grande responsabilidade, porque é o dinheiro público que circula diariamente, e precisamos comprovar que os resultados sejam entregues à sociedade”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail