Paraná Rosa teve eventos de finalização da campanha em Goioxim e Porto Barreiro

O mês fechou com mais palestras e discussões sobre a conscientização da prevenção de doenças que colocam em risco a saúde de mulheres

Para finalizar o Outubro Rosa, Goioxim e Porto Barreiro receberam a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa. O evento contou com a presença de representantes de várias cidades vizinhas, bem como: Marquinho, Porto Barreiro, Campina do Simão, Cantagalo, Palmital, Guarapuava, Laranjal, Roncador e Campo Mourão.

Com objetivo de gerar reflexões sobre o mês de prevenção da saúde da mulher, os encontros contaram com palestras e discussões acerca das ações que os municípios participantes estão desenvolvendo.  “O evento é de grande importância para que possamos alertar sobre a necessidade dos cuidados e da prevenção dessa terrível doença”, disse o prefeito de Porto Barreiro, Vanderlei Volff.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Porto Barreiro, Matilde Palinski, também lembraram a importância do evento e a alegria de receber no município a primeira-dama do Estado com sua comitiva, prefeitos e demais autoridades.

Vilmar Rochi, secretário de Saúde de Porto Barreiro, falou um pouco sobre os trabalhos que a secretaria da cidade tem desenvolvido e destacou, sobretudo, a importância do poder público nas ações de conscientização e dos exames periódicos.

A anfitriã do evento de Goioxim, prefeita Mari Terezinha, ressaltou a satisfação em receber um evento de tanta importância. “Agradeço imensamente a primeira-dama do Estado e todos os organizadores do evento, que teve a grande contribuição da secretaria de Assistência Social e Saúde de Goioxim”.

Outubro Rosa

Finalizada neste domingo (30), a 3ª edição do Paraná Rosa é uma campanha estadual que apresenta programas de prevenção do câncer de mama, do colo do útero e também de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres.

Baseada no tema “Cuide-se, ame-se, previna-se”, neste ano o projeto contou com o lançamento da Cartilha dos Direitos da Pessoa com Câncer e do Programa de Garantia da Qualidade das Mamografias.

A secretaria de Estado da Saúde e a primeira-dama do Estado, madrinha e idealizadora do projeto, propuseram ações direcionadas ao autocuidado da mulher e mudança de hábitos, visando a redução dos fatores de risco para o câncer de mama e de colo de útero e para doenças crônicas.

Durante o mês de outubro, a secretaria realizou encontros presenciais com lideranças comunitárias de vários municípios.  “Muitas mulheres descobrem a doença em estado avançado. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de êxito no tratamento. Engajamos campanhas que alertam sobre a doença e devemos chamar a atenção para esse cuidado essencial”, enfatizou Luciana Saito.

Ações realizadas

Foram disponibilizadas camisetas e lenços alusivos ao tema para todas as Regionais de Saúde do Estado. Também houve a divulgação da nota técnica: “Rastreamento do câncer de mama e do colo do útero” – Paraná Rosa 2021; além de vídeos divulgados nas redes sociais, com informações que estimulam a mudança de hábitos das mulheres.

A cor rosa, alusiva à campanha, iluminou o prédio da secretaria da Saúde durante todo o período. Diversos órgãos estaduais também aderiram a cor símbolo em suas unidades próprias.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail