Paraná se destaca nos índices de enfrentamento ao abandono escolar

A rede estadual tem os menores índices de evasão

A rede estadual do Paraná registra taxa de abandono escolar no ensino médio em 1,3%, no ano passado. Dentre as outras redes estaduais do país, o índice foi o menor. A rede estadual paranaense obteve uma taxa de evasão de 0,6% no ensino fundamental, ficando atrás dos índices das redes estaduais de Goiás (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Distrito Federal (0,2%).

Os dados foram apresentados na quinta-feira (19) durante a segunda etapa do Censo Escolar 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Em 2020 o abando foi de 3,7% no ensino médio e 1,2% no ensino fundamental. Os dados recentes apontam uma melhoria que coloca o Paraná como um dos líderes nacionais no combate ao abandono escolar.

Por meio do programa Presente na Escola, a secretaria estadual da Educação e do Esporte realiza diversas ações para combater o abandono escolar e promover a permanência do estudante em sala de aula. Utilizando uma planilha de índices de frequência, professores e gestores podem averiguar as faltas diárias de cada instituição, turma, turno e aluno.

Dessa forma é possível identificar as causas da evasão escolar e traçar estratégias para resolver problemas específicos. Outra maneira de fazer isso é com a Prova Paraná que avalia o aprendizado dos estudantes a cada trimestre, servindo também como base para identificar as necessidades dos estudantes.

Depois de identificado o abandono escolar, as instituições realizam buscas ativas, entram em contato com o aluno ou com os responsáveis, para entender o motivo e orientar o retorno à escola.

As buscas são feitas com mensagens, via WhatsApp ou SMS, e-mail, ligação telefônica ou com visita domiciliar e com a ajuda do Conselho Tutelar. Só no ano passado foram realizadas buscas de 61 mil estudantes do estado, 58,6% retornaram para a escola.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail