Pinhão: Israel dos Santos avalia trabalhos, fala de projetos e do que espera para 2022

Presidente da Câmara de Vereadores destacou mudanças estruturais importantes que foram implantadas na Casa em 2022

Em entrevista à Rádio Pioneira, nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhão, Israel de Oliveira Santos (PT) fez um resumo dos trabalhos do Legislativo ao longo de 2021. Ele abordou desde questões mais estruturais, como o processo de votação eletrônica, modernização e projetos implantados, até os assuntos e projetos de maior relevância que foram discutidos e votados pelos parlamentares.

Israel destaca a implantação do projeto “Câmara Sustentável”, através do qual foram implantados painéis solares que reduziram em 80% o valor gasto com energia elétrica. Dentro dessa linha, se encontra em fase de instalação as cisternas para coleta da água da chuva e a ampliação/reforma de alguns espaços da Câmara. O objetivo é que todos os vereadores tenham o mesmo tratamento e melhores condições de trabalho.

Projetos

Dos projetos que tramitaram na Casa de Leis e das demandas apresentadas durante este ano, foram destacadas devido a relevância: a aprovação do plano diretor e a autorização de empréstimo (contratação de crédito pelo Executivo). Sobre a comissão especial de inquérito, Israel explica que além do trabalho de legislar, cabe aos vereadores fiscalizar. Ele acrescenta que tendo recebido as denúncias, não podem se omitir das investigações, e que as mesmas seguem em andamento.

Orçamento

Com relação ao orçamento e devoluções ao Executivo, Israel de Oliveira Santos afirma que através do planejamento realizado já foi possível realizar no mês de novembro um adiantamento no valor de R$ 120 mil, que será destinado a área do esporte, já o restante, podendo chegar a R$ 700 mil tem sua devolução programada para acontecer a partir do dia 15 de dezembro e do fechamento das contas de 2021. Tendo em vista vários pedidos, inclusive de instituições que passam por dificuldades, “A gente sempre preza pelo diálogo e pede quando têm essas questões, para que seja priorizadas as entidades, associações que tenham essas dificuldades e não tenham de onde tirar o recurso, e que desenvolvem um trabalho bastante importante socialmente” (Israel de Oliveira Sanos).

2022

Para finalizar, Israel fala das expectativas para os trabalhos do Legislativo em 2022, destacando alguns projetos que a Mesa Diretora pretende manter para o próximo ano, como é o caso das Sessões Descentralizadas, tendo sido um modelo bastante produtivo em sua avaliação.

Uma outra questão de grande relevância e que exige atenção do poder público Segundo o Presidente Israel, diz respeito ao processo de Desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu, tendo sido criada uma comissão especial para acompanhar esse processo “Nós chamamos para nós essa responsabilidade (…) para acompanharmos de perto essa questão social e ambiental. ”

Destaca também a importância do diálogo entre o poder legislativo, executivo e a sociedade, para que as demandas que forem surgindo vão sendo debatidas e resolvidas sempre pensando no interesse público e da comunidade.  

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail