UFFS ofertará curso de graduação em Porto Barreiro

Em um acordo de cooperação entre a universidade e a prefeitura, duas turmas para o curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo serão abertas

Após um acordo de cooperação entre a prefeitura de Porto Barreiro e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, o município ofertará duas turmas para o curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura.

A ação foi oficializada no dia 25 de agosto, quando os (a) professores (a) Ana Hammel, Eloá Gehlen e Roberto Finatto estiveram na sede da prefeitura para assinatura do acordo de cooperação técnica. Também estavam presentes no encontro o prefeito Vanderlei Volff e as secretarias de Educação e Planejamento, representadas pela Eliani Dal Moro e Sandra Gnoatto, respectivamente.

O acordo

A oferta do curso que o acordo propõe, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, formará professores para atuar nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, preferencialmente nas escolas do campo.

Ele está organizado em regime de alternância, tendo o semestre acadêmico dividido em dois períodos de formação: o tempo Universidade e o tempo Comunidade. Durante o tempo universidade, os estudantes ficarão hospedados no espaço onde funcionava a antiga casa familiar rural do município, tendo parte das aulas nesse mesmo local e parte no campus Laranjeiras do Sul da UFFS.

Segundo o professor Roberto Finatto, coordenador do curso, esta parceria é fundamental, já que a UFFS não possui estrutura própria para a hospedagem dos estudantes durante o tempo universidade. “Além disso, esse acordo amplia as possibilidades de acesso e permanência ao ensino superior público e gratuito pela comunidade regional, especialmente para os cidadãos de Porto Barreiro.”

Registro e inscrições

A UFFS disponibilizará professores e se responsabilizará pela parte documental e de registro dos estudantes; já a prefeitura de será responsável pela manutenção da estrutura de alojamento e pelo transporte dos estudantes até o Campus, quando for o caso.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e possui nota 4 (sendo 5 a nota máxima).

Em breve será divulgado o edital com as informações sobre o processo seletivo. Qualquer pessoa com o ensino médio concluído poderá se inscrever.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail