Professor da UFFS, Diego dos Santos, recebe prêmio Capes de Tese 2021

A pesquisa de Diego dos Santos, orientada pelos professores Ilyas Siddique e Fernando Joner (UFSC), ganhou na categoria Ciências Ambientais

O docente Diego dos Santos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, foi o vencedor do Prêmio Capes de Tese 2021, na categoria Ciências Ambientais.

Santos desenvolveu a pesquisa intitulada “Complementaridade de nichos e multifuncionalidade de sistemas agroflorestais sucessionais”, no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez o doutorado. O pesquisador foi orientado pelos professores Ilyas Siddique e Fernando Joner (UFSC).

A tese, defendida em 2020, teve como objetivo entender o efeito da diversidade funcional, que avalia complementaridade de nichos, na proteção de solo, supressão de plantas espontâneas, aproveitamento de luz e produtividade de Sistemas Agroflorestais Sucessionais (SAFS).

Desenvolvimento

Segundo Santos, produzir alimentos sem agroquímicos e ao mesmo tempo manter outros benefícios que a natureza nos proporciona é uma demanda social desafiadora, tanto para produtores rurais quanto para pesquisadores e técnicos.

“Em um experimento agroflorestal, mostramos que, quando consorciamos plantas com características complementares, como por exemplo, diferentes alturas e tamanhos de folhas, mantivemos o solo mais coberto e protegido, reduzimos à invasão por plantas espontâneas e aumentamos a produtividade das culturas, sem uso de agroquímicos”, explicou.

A hipótese geral é de que se desdobrou sua pesquisa é de que a diversidade funcional seria a promotora de múltiplas funções em Sistemas Agroflorestais (SAFS0. Para testá-la implementou-se um experimento em 2016, na Fazenda Experimental da Ressaca, em Florianópolis.

A partir disso, estabeleceu-se três tratamentos, baseados no conteúdo de nitrogênio foliar das espécies cultivadas (CNF): todas as oito espécies apresentavam baixo CNF; todas as oito espécies apresentavam alto CNF e o consórcio de quatro espécies com alto e quatro espécies com baixo. Assim, manteve-se constante a riqueza de espécies nos tratamentos, variando apenas a diversidade funcional




O prêmio seleciona os melhores trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros

Prêmio Capes de Tese 2021

O resultado da 16ª Edição do Prêmio CAPES de Tese foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 3 de setembro. O Prêmio seleciona os melhores trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros, considerando a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto. No total 49 trabalhos foram selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail